Agilidade e flexibilidade em infraestrutura de TI estimulam adoção de nuvem híbrida

Perspectivas são positivas para o mercado nacional, que assiste a uma transformação em curso no consumo destes serviços

Author Photo
5:17 pm - 30 de março de 2022

O cenário para os ambientes híbridos, que incluem cloud e recursos de TI tradicionais, demonstra sinais de crescimento no Brasil. Com base nas tendências e previsões para 20221, estes ambientes estarão presentes em mais de 70% das empresas de médio e grande porte. E a agilidade e flexibilidade na infraestrutura de TI são os fatores mais indicados pelas companhias para adotar a nuvem híbrida.

Entretanto, para atender a estas necessidades, os provedores de serviços especializados devem compreender que há uma transformação em curso neste setor. Estamos migrando da prática habitual de vendor lock-in, no qual os clientes ficam dependentes exclusivamente de um fornecedor de nuvem, para uma realidade híbrida e multinuvem, em que as empresas podem escolher livremente diferentes fornecedores para atender cargas de trabalho portáteis.

Esta mudança já é estatística. Segundo dados do estudo global sobre transformação da nuvem2, apenas 5% dos executivos C-suite entrevistados em 47 países relataram usar uma única nuvem privada ou pública. A modernização na maneira de contratar estes serviços tem sido acompanhada por outra transformação: a migração estratégica das cargas de trabalho, ou seja, avaliar quais devem migrar para a nuvem e quais permanecem em infraestrutura local (on premise).

Leia também: Parceria de IBM e Logicalis quer diversificar ofertas de 5G para clientes

A abordagem multinuvem também ganha cada vez mais espaço pelo quesito segurança. Além de fragmentar e descentralizar em diferentes fornecedores de nuvem a concentração de dados de nuvem pública e privada, reduzindo as possibilidades de ataques e ameaças cibernéticas, os ambientes híbridos têm se tornado ainda mais seguros com as regiões de multizona de nuvem. Na América Latina e no Brasil temos observado a implementação e o investimento contínuo na expansão destes recursos e o mercado reage positivamente aderindo às soluções facilitadas por meio destes complexos de data centers.

Estas características de agilidade, flexibilidade e segurança das infraestruturas de TI são fundamentais para atender a complexidade das demandas de nuvem exigidas por clientes altamente regulamentados, porém elas só se aplicam em sua plenitude quando associadas ao uso da Inteligência Artificial. As organizações movidas por IA respondem aos seus stakeholders mais rápido do que seus pares e aumentam a produtividade e o conhecimento de sua força de trabalho, com entregas mais ágeis e maior sucesso na inovação de produtos, garantindo a satisfação no atendimento.

Neste contexto, as estruturas de TI abertas, preparadas para o mundo híbrido e para a inteligência artificial, deixaram de ser apenas um tópico do futuro em relatórios preditivos para se tornarem uma condição do presente, que ainda está em constante transformação.

* Thiago Videira é líder de IBM Cloud no Brasil

Notas:

2 Report IDC Predictions 2022

3 Pesquisa Institute for Business Value (IBV) & Oxford Economics publicada em 2021

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.