Adoção de cloud continua em expansão, aponta estudo

Author Photo
9:20 am - 23 de setembro de 2016
Adoção de cloud continua em expansão

A adoção de cloud continua em crescimento, mas poucas organizações estão maximizando o valor que ela realmente pode oferecer. Cerca de 68% das organizações estão usando a nuvem para ajudar a gerar resultados de negócios, aumento de 61% em relação ao ano passado.

Os números são de pesquisa patrocinada pela Cisco, desenvolvida pela International Data Corporation (IDC). Os resultados são baseados em pesquisa de mercado realizada com executivos responsáveis por decisões de TI em mais de 6,1 mil organizações em 31 países que estão implementando nuvens privadas, públicas e híbridas com sucesso em seus ambientes de TI.

O aumento da adoção de cloud é alimentado por aplicativos nativos de nuvem, incluindo soluções baseadas em nuvem, segurança e internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). No entanto, a maioria das organizações (69%) não tem estratégias maduras de nuvem e apenas 3% tem estratégias de nuvem otimizadas, gerando resultados de negócios superiores.

Scott Clark, vice-presidente de Serviços Avançados da Cisco, destacou que os clientes estão lidando com ambientes cada vez mais diversos e complexos enquanto suas implementações híbridas e multi-cloud crescem. “Esses clientes querem a liberdade de escolher os melhores ambientes e modelos de consumo para seus aplicativos tradicionais e em nuvem nativa que levam a uma variedade de benefícios para os negócios. No entanto, como essa pesquisa confirma, ao passo que muitos clientes estão adotando a nuvem, a maioria ainda está em estágios iniciais de sua jornada para um modelo otimizado de nuvem”, destaca Clark.

Em média, a maioria das organizações em estágios mais avançados de adoção de cloud veem um benefício anual por aplicativo baseado em nuvem de US$ 3 milhões em receitas adicionais e US$ 1 milhão em economia de custos. Esses aumentos de receita têm sido em grande parte o resultado de vendas de novos produtos e serviços, ganhando novos clientes mais rapidamente, ou pela habilidade acelerada de vender para novos mercados.

Coreia e Japão lideram adoção de nuvem híbrida

A adoção de nuvem híbrida (nuvem privada e serviços de nuvem pública) varia conforme o país ou região, com a Coreia e o Japão entre os países com o maior percentual de organizações que usam uma combinação de serviços de nuvem pública e ativos dedicados, e Austrália, com o menor número entre os países estudados.

A América Latina, como um todo, está bem posicionada, à frente de potenciais mundiais como os EUA e o Reino Unido. O estudo observa a percentagem de empresas com a adoção de nuvem híbrida nos seguintes países e regiões:

41% Austrália
42% Holanda
42% França
45% EUA
46% Reino Unido
47% América Latina
47% Canadá
51% Alemanha
52% China
54% Japão
55% Coreia

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.