O que é preciso para acelerar o início do 5G no Brasil?

Países com espectro habilitado contribuirão para o desenvolvimento de banda larga móvel

Author Photo
5:30 pm - 07 de outubro de 2020
golpe

O 5G cada vez mais está próximo de se tornar uma realidade no Brasil. Por aqui, a única pendência é por parte dos governos que devem organizar a banda de 3,5 GHz e expedir as autorizações requeridas de modo que possa ser utilizada para estes serviços (incluindo aplicações fixas-sem fio) por licenciadores pré-existentes que possam desenvolver a banda larga do 5G. Contudo, também para permitir a alocação do resto do espectro mediante licitações transparentes e equitativas que fomentem acesso a esta porção estratégica do espectro.

A banda larga de 3,5 GHz (3,3 – 3,8 GHz) será uma faixa fundamental para fomentar o desenvolvimento da conectividade móvel 5G. Isso porque tem sido identificada a nível internacional como uma banda apta para o desenvolvimento da 5G. Na América Latina, o Brasil e o Chile planejam licitar as sobras entre 2020 e 2021, enquanto que em Porto Rico se alocou a capacidade em 2020. Para líderes da indústria, a tecnologia será fundamental para a inclusão digital.

Leia também: Estudo mostra que covid-19 quebrou barreiras para trabalho remoto

A identificação quase global da banda de 3,5 GHz irá gerar um mercado mundial para os dispositivos móveis 5G que suportam a banda de 3,5 GHz e fomentará economias de escala para que existam terminais acessíveis. A banda de 3,5 GHz dará capacidade à indústria móvel para desenvolver 5G além de sua fase inicial, que “apoia” elementos de infraestrutura de rede 4G para operar.

Um fator que pode acelerar o uso da banda de 3,5 GHz na América Latina é que, dependendo do país, algumas operadoras já contam com este espectro. Esta banda larga alocou vários mercados durante as décadas de 1990 e 2000 para sistemas de acesso fixo sem fio que finalmente não tiveram o desenvolvimento esperado como o do 5G.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.