Abes lança guia gratuito para gestão de ativos de software

Author Photo
5:34 pm - 15 de setembro de 2014
Abes lança guia gratuito para gestão de ativos de software
Com o objetivo de orientar executivos de TI e gestores sobre a correta gestão de ativos de software, a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) lançou o Manual Abes de Gestão de Ativos de Software.

O material é gratuito e está disponível no site da entidade. O guia mostra como uma empresa pode manter a conformidade de políticas de licenciamento, legislação em vigor e os erros mais comuns cometidos por empresas. Além disso, destaca a importância de designar de 3% a 5% do orçamento de software em um programa de gerenciamento de ativos de software. 

“O processo de gestão de ativos de software é uma forma de atenuar os riscos financeiros, regulatórios, de imagem, evitando despesas futuras e maximizando o retorno sobre esses ativos”, ressalta Jorge Sukarie, presidente da Abes.

O documento lista quatro passos para iniciar um processo de gestão de ativos de software, divididos em: Inventário; Comprovação de propriedade da licença; Verificação contínua da conformidade; Gestão de inventário de ativos de software. O primeiro passo permite identificar as instalações de software não autorizadas e, quais licenças não foram utilizadas. 

A segunda etapa consiste em comprovar a titularidade das licenças adquiridas. Já o terceiro passo, tem o objetivo de assegurar a utilização dos ativos dentro da empresa. A quarta e última etapa busca gerir, por meio dos dados levantados, a quantidade de software ativo.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.