A TI por trás do Teleton: investimentos da AACD para garantir doações

Basta Silvio Santos entrar em cena para que as contribuições para a Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) durante o Teleton disparem. Em 2009, a média de arrecadações via internet durante o programa foi de aproximadamente R$ 335 mil.
O problema de picos como esse é não ter uma infraestrutura de TI preparada para suportar a operação. Para que a instituição não corresse o risco de ficar sem arrecadar o maior montante que poderia por conta de queda no sistema, surgiu a necessidade de adotar uma solução de alta disponibilidade para o gerenciamento de doações on-line (web+mobile), em tempo real, com a qual as contribuições pudessem ser realizadas de forma simples, rápida e segura.
O melhor caminho foi a contratação da S2IT, que implementou aplicações web desenvolvidas em JAVA, ferramentas administrativas para o gerenciamento das doações, um novo site de arrecadações e uma infraestrutura mobile para receber doações via celulares e tablets. Com o recurso de responsividade aplicado, a instituição conseguiu atingir a marca de 50% dos acessos sendo feitos por estes dispositivos móveis.
A solução permitiu ainda que os usuários compartilhassem nas redes sociais suas doações, a fim de fomentar mais donativos.
Todo gerenciamento das informações foi reestruturado, o controle das arrecadações passou de manual, via planilhas, para informatizado, com atualizações on-line, em tempo real.
A atual infraestrutura permite centralizar e consolidar as doações de outros canais (como os telefones 0800 e 0500) em uma única plataforma, gerar logs de controle e auditoria, ter acesso às informações de localidade das doações, além do suporte e monitoramento da solução (5X8, 24X7).
“O modelo anterior gerava estresse na equipe de arrecadações, havia muito retrabalho. Precisávamos de exatidão das informações em tempo real, já que o evento é ao vivo e, a todo momento, torna-se necessário saber se a meta foi atingida e se as arrecadações estão aumentando ou diminuindo”, realça Victor Kaspar, gerente de TIC da AACD.
Após um ano de reestruturação, em 2010, a AACD já havia registrado um aumento de 10 vezes o número de arrecadações via internet em relação ao ano anterior. Comparando 2014 ao ano de 2009, o crescimento de arrecadações on-line foi de aproximadamente 14 vezes, sem interrupções no sistema.
E o processo de melhoria continua a todo vapor. “Detalhes como mudanças de bonecos, inclusão de novos meios de pagamentos e bandeiras de cartões, monitoramento e captação da experiência do usuário, geram insumos para trabalharmos durante todo o ano seguinte, ou seja, a operação de 2015 já nos prepara para suprir as novas demandas de 2016”, afirma Renato Oliveira, diretor de operações da S2IT.
A expectativa para este ano é atingir 100% de disponibilidade do sistema, além de aumentar as contribuições via site e incrementar doações via mobile.