A realidade virtual é o futuro do treinamento corporativo?

Três estudos de caso mostram como a tecnologia pode ser benéfica nesse campo

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10:33 am - 21 de setembro de 2020
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Embora a realidade virtual possa parecer uma tecnologia de um futuro não tão distante, soldados, cirurgiões e astronautas usam treinamento em VR por décadas. O fato é que as pessoas aprendem melhor na prática e obtendo feedback ao cometer erros, e é por isso que essas linhas de trabalho que oferecem alto risco sãot tão compatíveis com a tecnologia. Mas, nos últimos anos, o custo para o uso do VR despencou e a tecnologia se expandiu para um uso mais geral.

Para entender se a tecnologia tem futuro no mercado, veja a seguir três estudos de caso sobre treinamento de funcionários: um baseado no aprendizado de procedimentos físicos, um em “habilidades sociais” de conversação e um em cultura corporativa. Todos os três estudos de caso mostraram retorno sobre o investimento e cada um envolveu milhares de funcionários. O tamanho de amostra é inédito em estudos acadêmicos de VR. Os estudos foram conduzidos pela Strivr, uma plataforma de aprendizagem imersiva baseada em VR.

Maneira mais eficiente de aprender procedimentos

Existem centenas de estudos acadêmicos sobre treinamento procedimental que apresentam resultados bastante parecidos. Ou seja, eles geralmente apóiam a equivalência do treinamento de realidade virtual com o treinamento presencial. Além da economia via método VR ou a diminuição da quantidade de tempo necessária para treinar com VR em comparação com as técnicas tradicionais.

Como exemplo recente, o Walmart treinou mais de um milhão de seus associados em VR. Um dos módulos usados com mais frequência é “The Pickup Tower”, que é basicamente um quiosque que permite que os clientes retirem seus pedidos online. Os trainees recebem instruções passo a passo sobre como operar esta nova máquina, com feedback imediato quando cometem erros. Antes da realidade virtual, cada pessoa passava um dia inteiro treinando em lojas especificamente designadas, com algum treinamento prático e e-learning. A tecnologia de VR reduziu o treinamento de oito horas para 15 minutos, sem queda na eficácia. Como os colaboradores do Walmart precisam treinar na The Pickup Tower, a realidade virtual deve economizar mais de um milhão de dias inteiros de trabalho.

Local seguro para aprender habilidades sociais

No ano passado, a demanda por treinamento de soft skills teve crescimento. Levando em conta os custos de montar uma sala cheia de pessoas para treinamentos de oratória, VR é uma virada de jogo. O VR mostra um equilíbrio único já que é envolvente o suficiente para que as pessoas levem o treinamento a sério, mas também um ambiente seguro onde os alunos ficam menos autoconscientes ao falar francamente em comparação com falar com pessoas reais.

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Por exemplo, a Verizon construiu e implementou um módulo para treinar os funcionários do call center sobre como diminuir a conversa com um cliente chateado. Os trainees praticam a fala e a escuta ativa conforme a conversa com o cliente se torna cada vez mais tensa. De acordo com os dados internos, o VR aumentou a consistência e eficácia do treinamento e reduziu o tempo de treinamento dos funcionários de 10 horas por pessoa para apenas 30 minutos.

Melhor do que a vida real

Um desafio para as empresas, especialmente durante a Covid-19, é assimilar os novos funcionários às normas culturais da organização. Embora os dois estudos de caso discutidos acima sejam extensões de pesquisas publicadas anteriormente, a noção de treinar a sensação geral e a personalidade de um grupo não tem precedentes acadêmicos. A rede de supermercados Sprouts Farmers Market busca ter uma cultura d funcionários forte para diferenciar sua marca, com valores como “Respeitar e servir uns aos outros” e “Adotar uma vida saudável”.

A rede criou uma plataforma de experiências de VR projetada para exemplificar esses valores. Um exemplo: um funcionário pode ensinar uma mãe que acabou de descobrir que seu filho é alérgico a glúten sobre itens para a nova dieta. Ou, por outro lado, um funcionário pode decidir ir entregar um melancia para um cliente idoso e doente que não pode dirigir para comprar sua comida favorita. Em vez de treinar habilidades específicas, eles implementaram o que os psicólogos cognitivos chamam de Modelo Exemplar, destacando uma série de exemplos muito salientes que funcionam em conjunto para lançar luz sobre um tema abstrato.

Assim, um subconjunto de cerca de 300 funcionários foi testado em sua compreensão conceitual dos valores essenciais, metade dos quais fez VR e a outra metade usou treinamento em PowerPoint. 48% dos trainees que fizeram aulas em realidade virtual aprenderam todos os seis conceitos perfeitamente, em comparação com apenas 3% que usaram métodos tradicionais.

A realidade virtual estava começando a se popularizar a tecnologia, mas a pandemia global e o impulso para o trabalho remoto estão acelerando a necessidade de tais ferramentas. Essas três empresas acima estão crescendo apesar da crise, e sua necessidade de treinar funcionários com segurança, eficácia e eficiência em escala também cresce. Assim, a realidade virtual é o meio perfeito para este momento.

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