A nova era da nuvem traz desafios de implementação e avanços sociais

Novas empresas 'nascem' na nuvem e as antigas precisam migrar seus legados

Author Photo
3:47 pm - 17 de outubro de 2019

O serviço de Cloud 2.0 desponta entre as pequenas empresas que nascem no digital, fazendo com que elas consigam concorrer com os grandes players, que, por outro lado, enfrentam o desafio de migrar todo seu legado para nuvem.

Além das dúvidas e desafios que tangem o setor em relação à implementação e custos, foram discutidos durante o painel “Cloud 2.0: A Nova Era da Nuvem”, as vantagens que o sistema tem trazido para a sociedade em geral.

Um dos exemplos levantados foi o do sistema de nuvem que guarda informações de perfis do Twitter, ajudando a mapear usuários com potencial suicida. “É a nuvem a favor da vida. É a forma de colocar os algoritmos para salvar vidas”, afirma Cristina Palmaka, presidente da SAP.

A presidente da Microsoft, Tânia Cosentino, destacou também como essa tecnologia impacta diretamente na transformação de produtos e modelo de negócio, melhorando a experiência das pessoas, mas também colaborando para a melhoria de um cenário mais macro. “Os impactos da reunião desses dados em nuvem podem ajudar em questões relacionadas à pobreza, desigualdade e ao clima”, diz.

Participaram também do painel Gil Torquato, presidente do UOL Diveo, Luis Gonçalves, presidente da Dell, Cleber Moraes, diretor-geral da AWS Brasil, e Eduardo Lopez, presidente do Google Cloud Latam. A mediação foi feita por Déborah Oliveira, gerente-executiva de conteúdo da IT Mídia.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.