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A Internet das Coisas e a convergência

Muitas vezes, quando as pessoas ouvem o termo Internet das Coisas (IoT), ou elas não fazem ideia do que seja, ou pensam em comerciais como o da Amazon, com o pai ligando o sistema de sprinkler para se livrar de visitas indesejadas.
Geralmente definida como a conexão de objetos normais à internet para
que possam enviar e receber dados, a IoT é um conceito relativamente
novo, mas está se tornando cada vez mais importante para as vidas de
muitos consumidores.

Embora
a maioria das discussões sobre IoT se concentre em dispositivos
inteligentes, muitos consumidores estão mais interessados em como esses
dispositivos podem atender às suas necessidades específicas, como poupar
tempo, acessar informações importantes e tornar suas vidas mais
eficientes. Com os consumidores dependendo cada vez mais da IoT
(muitas vezes sem nem mesmo perceberem), a convergência de rede passa a
ter uma função fundamental para ajudar as empresas a atenderem às suas
exigências de IoT.

Tecnologias que poupam tempo
De
acordo com a Gartner, os consumidores terão mais de 26 bilhões de
dispositivos de IoT até 2020. Muitas pessoas adotarão a tecnologia pois
desejam automatizar os processos para poupar tempo. Isso permite que
eles se concentrem no que é importante para eles, como suas famílias,
trabalhos e lazer. O novo
comercial da Mercedes-Benz é
um dos melhores exemplos que eu tenho visto de como famílias modernas
integram dispositivos com IoT em suas vidas normais para poupar tempo e
priorizar atividades importantes.

Embora
dispositivos com IoT possam aumentar a produtividade, eles são tão bons
quanto a infraestrutura de rede na qual funcionam.
O
desafio para as operadoras é garantir que as redes sejam convergentes,
para que dispositivos com IoT possam funcionar com velocidade e
eficiência.

Acesso a informações em tempo real
Outro motivo porque espera-se que o setor de IoT gere aproximadamente
US$ 11 trilhões para a economia global até 2025 é que os consumidores se tornaram dependentes da capacidade de acessar informações a qualquer momento.

O
acesso constante a informações em tempo real será um importante motivo
para que os consumidores invistam na IoT. Analistas da Cisco estimam que
até 2020, a quantidade total de dados da IoT será de cerca de 600
zettabytes por ano, 275 vezes mais alta do que o tráfego atual de dados
sendo enviado de data centers para dispositivos de usuários finais.

A
transferência desses dados depende das redes e, ainda mais importante,
da qualidade da rede. Conforme a IoT se torna mais valiosa para acessar
informações, o valor de uma rede de qualidade também aumentará,
portanto, a convergência de rede terá uma função importante no
fornecimento rápido de informações para os consumidores.

Aumento de eficiência
Muitos dispositivos de IoT atuais concentram-se no aumento da eficiência, como o
termostato Nest,
que adapta automaticamente a temperatura de uma casa para aumentar a
produtividade e reduzir os gastos de energia. Mas os consumidores não
querem somente que esses dispositivos forneçam resultados, eles também
querem que sua experiência com esses dispositivos seja eficiente. Em vez
de terem que configurar dois ou três sistemas para um dispositivo
funcionar, eles querem uma plataforma consolidada que seja fácil de
instalar, usar e aproveitar os benefícios.

Assim
como os consumidores contam com a eficiência de seus dispositivos com
IoT, os dispositivos com IoT contam com a eficiência convergente da
infraestrutura de rede na qual funcionam. Para aumentar a eficiência de
sua infraestrutura, as operadoras estão se concentrando em como
convergir suas redes.

Avanços
na tecnologia de dispositivos com IoT ainda são relativamente novos. Os
consumidores ainda tentam descobrir como querem integrar esses
dispositivos em suas vidas. Este é o momento ideal para as empresas de
telecomunicações se concentrarem na melhor forma de lucrar no futuro
deste setor em expansão. As redes convergentes terão uma função
fundamental para garantir que os consumidores possam utilizar a
tecnologia de IoT em sua totalidade para desfrutar um estilo de vida
cada vez mais digital.

(*) Jessica
Epley é especialista em desenvolvimento de conteúdo da CommScope,
graduada em Administração pela Universidade da Carolina do Norte e com
mestrado em Administração de Empresas pela Appalachian State University

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