Notícias

A era da informação e a liderança exponencial

Estamos imersos em um cenário de inovação disruptiva. Há todo momento surgem novos produtos e empresas desafiando as estruturas tradicionais do mercado, oferecendo soluções mais atraentes e de acordo com as demandas dos consumidores 3.0, adaptando seus modelos de gestão para reter os melhores talentos e, consequentemente, tornando obsoletas as companhias que se aferram a fórmulas gerenciais antigas e ultrapassadas.

Tais empresas são conhecidas como organizações exponenciais, prontas para crescer em um ritmo vertiginoso e tendo como base a informação, a transformação digital e a intuição de equipes excelentes.

A ideia deste artigo é se aprofundar com mais ênfase na pauta das organizações exponenciais, visando entender quais são os pré-requisitos que os líderes precisam atender para guiar tais companhias rumo a constante superação. Você está pronto para essa jornada? Então, vamos lá!  

Entendendo o contexto das organizações exponenciais
Para começarmos a analisar o contexto exponencial, vamos, primeiramente, refletir sobre uma questão: o que vale mais, um bem ou estrutura física ou a informação, os dados? Há não muito tempo, talvez pudéssemos responder essa provocação de outra forma, mas hoje, a maior parte dos empreendedores sabe, ainda que institivamente, o poder que o “imaterial” tem de mover negócios em direção do crescimento.

O segredo das empresas exponenciais é justamente esse poder imaterial. Isso quer dizer, em outras palavras, que ao menos um aspecto importante do produto da companhia precisa ser “transformado em informação”; a partir disso, funções do negócio podem ser compartilhadas com público, parceiros, clientes e usuários.

Quer um exemplo deste modelo de negócio? Basta abrir os olhos. O Facebook, que vale mais de 200 bilhões de dólares, não produz a maior parte do conteúdo da plataforma, mas sim, seus usuários. Quer outro? O Uber não possui veículos próprios. Mais um? A maior parte do acervo da Netflix vem de outras empresas de comunicação.

O conteúdo abordado até aqui fornece pistas importantes, mas ainda não traduz inteiramente o que é uma organização exponencial. A solução para essa incógnita está relacionada com o propósito: enquanto uma empresa tradicional usa a tecnologia para aumentar a eficiência, uma organização exponencial é muito mais agressiva, e, conforme explica Salim Ismail, um dos criadores deste conceito em artigo para a revista HSM Management, elas buscam ser “dez vezes melhores, mais rápidas e mais eficientes em custo do que é o padrão atual.”

Por essa razão, pensar apenas em aumento da eficiência, em um contexto no qual você pode acabar tornando-se obsoleto e sair do mercado devido a um produto disruptivo, não é o bastante. É preciso pensar grande, caminhar na frente e respirar inovação.

Os atributos dos novos líderes
Com o que foi colocado até aqui, já é possível mensurar alguns dos desafios que os líderes que almejam transformar suas empresas em organizações exponenciais precisam enfrentar. Para sintetizá-los, organizei seis atributos importantes que o novo mercado nos exige. Vamos a eles:

1 – Pensar grande e com propósito
Líderes que pensam pequeno não podem gerir negócios cujo objetivo é crescer exponencialmente. É preciso, pois, ampliar a visão de conquista do mercado e transferir para a organização um “propósito transformador massivo”, nas palavras de Salim Ismail.

2 – Aplicar uma visão inovadora (em tudo)
Não basta pensar na inovação de produtos, é preciso estar aberto para a mudança de processos, quebras de paradigmas gerenciais e transformações eventualmente profundas no plano organizacional

3 – Estar aberto para a mudança
Diretamente ligado ao ponto anterior, o líder exponencial é alguém não só resiliente a mudança, mas, sobretudo, motivador de qualquer transformação que possa tornar a empresa mais enxuta, ampliando seus ganhos e reduzindo seus custos.

4 – Dar autonomia
Microgerenciamento e estruturas lineares e hierarquizadas são apenas bloqueios para a inovação. Promova a autonomia e a criatividade como elementos intrínsecos a cultura da empresa em que você é líder.

5 – Identificar oportunidades
Líderes exponenciais tem a capacidade de enxergar oportunidades de inovação até mesmo no trivial. Além disso, é preciso estar aberto para construção de parcerias com outras organizações exponenciais.

6 – Basear-se na informação
Conforme já observamos, a informação deve estar na base da criação de produtos e serviços.

7 – Ter motivação com foco na inovação
Por fim, líderes desmotivados não são líderes e as organizações exponenciais precisam de gestores capazes de encorajar equipes a desenvolver todo seu potencial de inovação.

Conclusão
Para concluir, gostaria de dizer que sim, a transformação digital é o principal motor das organizações exponenciais e da inovação disruptiva que gera impactos em todos os campos da sociedade. Todavia, nunca podemos esquecer do potencial criativo que nós e nossas equipes carregamos pois, é através dele que seremos capazes de intuir novas direções para nossas empresas e de pensar novos produtos a partir das informações que dispomos. A criatividade anda de mãos dadas com a inovação. Abra espaço para ela e enxergue além.

 

 

(*)  Mozart Marin é diretor Comercial na empresa MV

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

12 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

13 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

13 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

14 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

14 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

15 horas ago