Copacol moderniza processos de desenvolvimento e qualidade de software

Desenvolvimentos seguem os rigorosos padrões adotados pela companhia, eliminando riscos de paradas produtivas

Author Photo
3:20 pm - 18 de janeiro de 2018

A Copacol, Cooperativa Agrícola Consolata Ltda, fundada há 54 anos na cidade de Cafelândia, região Oeste do Paraná, ampliou para Tecnologia da Informação (TI) suas práticas de qualidade, governança e compliance. A estratégia adotada pelos gestores foi baseada na automação de funções que no geral, quando existem, são manuais no processo de desenvolvimento de software das empresas usuárias de SAP.

Dessa forma, a empresa utilizou a inteligência de seus desenvolvedores e analistas para atuar em diferenciais competitivos para a cooperativa, garantindo que os desenvolvimentos sigam os rigorosos padrões adotados pela companhia e eliminando riscos de paradas produtivas por conflitos de objetos ou por déficit técnico.

Segundo a coordenadora de desenvolvimento da Copacol, Patrícia Pedroso, o principal ganho da adoção da estratégia de qualidade é na produtividade. “A adoção do novo modelo de governança da fábrica de software e a adoção da ferramenta levou a área técnica da empresa a uma nova realidade, colhendo resultados positivos para as áreas de negócio e trazendo garantias de segurança, governança e produtividade para a fábrica de software. A equipe está produzindo mais em menos tempo.”

Para automatizar os processos a solução adotada foi a QAMetrik. Após 90 dias de ativação e a aplicação da nova metodologia e processo de trabalho dentro do departamento de TI da companhia foi possível identificar diversos resultados.

Benefícios

O ganho médio de 84% de performance em programas legados que foram saneados com base nos problemas detectados pela ferramenta.
Amadurecimento do time (colaboradores e consultoria) que mantém os sistemas ou desenvolvem projetos na companhia, foi constatado que o código está sendo produzido com maior qualidade da primeira vez. Os níveis de saving também aumentaram e o retrabalho vem diminuindo constantemente.

“Iniciamos os trabalhos com a Copacol compreendendo o cenário e os objetivos da companhia, dessa forma montamos uma estratégia de qualidade adequada às metas estabelecidas”, afirma Alcir Trainotti Filho, CTO da QAMetrik. “Todo o trabalho é personalizado para que possamos dar o melhor atendimento ao nosso cliente e colher os melhores resultados dessa estrutura. Com isso, conseguimos organicamente melhorar a qualidade e performance de pessoas, processos e tecnologias”, complementa.

Patrícia cita a importância da busca de parceiros que possam colaborar com a causa da Copacol. “A satisfação em ter uma equipe e parceiros maduros e engajados com ações diferenciadas que garantam benefícios competitivos para a cooperativa com isso a área de TI vem evoluindo com o seu posicionamento estratégico que é entregar serviços e soluções de alto valor percebido pelos nossos clientes e alinhados às estratégias da Cooperativa”, são fundamentais para a empresa.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.