98% dos CIOs afirmam que a pandemia acelerou os planos de transformação digital

Apesar disso, segundo pesquisa da Logicalis, apenas 48% usam dados para aumentar velocidade de suas operações

Author Photo
10:00 am - 05 de dezembro de 2021

Enquanto a grande maioria (98%) dos CIOs dizem que a pandemia acelerou os planos de transformação digital de suas organizações, 75% são incapazes de estruturar os seus dados para conduzir uma transformação digital bem-sucedida, segundo a Pesquisa Global CIO de 2021, produzida pela Logicalis.

O levantamento mostrou que, embora as empresas estejam pressionadas a acelerar seus planos de transformação digital, 75% dos entrevistados admitiram que suas organizações estão lutando para desbloquear dados e, assim, conduzir uma estratégia de transformação digital de sucesso. Com base nisso, os resultados do estudo revelam que menos da metade dos entrevistados (48%) usa dados para aumentar a velocidade e agilidade em suas operações, e apenas um quarto deles usa dados para conduzir a estratégia geral de negócios.

Tecnologia da informação foi a área que mais apareceu em transforação digital, com 81% das empresas relatando atividades aceleradas neste setor, demonstrando a importância da TI na construção de uma infraestrutura que possa suportar operações mais ágeis e inovadoras entre os negócios. As outras áreas mais populares foram operações e atendimento ao cliente, as quais se beneficiam da estratégia de negócios baseada em dados.

“As organizações orientadas por dados ganham uma vantagem competitiva crítica, equipando os líderes com insights importantes para conduzir decisões esclarecidas e criar agilidade de negócios incomparável. Após 18 meses de interrupção e rápida transformação, os líderes precisam reavaliar as operações de negócios para definir um ambiente mais flexível, adaptável e escalonável para empresas, parceiros e clientes. Ao focar nos dados como o princípio central do negócio de transformação digital, podemos atribuir diretamente essas soluções a mudanças positivas na receita ou nos resultados finais”, diz Toby Alcock, CTO da Logicalis.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.