90% das grandes organizações terão um CDO em 2019
A corrida para conquistar vantagem competitiva e maior eficiência resultou no aumento acentuado do número de chief digital officers (CDOs). De acordo com o Gartner, 90% das grandes empresas terão cargo desse tipo até o final de 2019.
Segundo Mario Faria, vice-presidente de pesquisa da consultoria, líderes da indústria estão “começando a compreender o enorme potencial de negócios digitais e exigem um melhor retorno sobre ativos de informação e uso de análise de dados”, disse, completando que, portanto, é lógico criar um cargo de CDO para lidar com as oportunidades e responsabilidades que esse novo cenário exige.
Os CDOs enfrentarão, por sua vez, uma série de desafios e, dessa forma, apenas 50% conseguirão ser bem-sucedidos nessa empreitada até o final de 2019. Um desses desafios apontados pelo Gartner é que, por ser um cargo novo na maioria das empresas, CDOs terão a difícil tarefa de criar uma estratégia de informação com métricas relevantes que integram atividades de sua equipe com resultados de negócios mensuráveis.
“Com a explosão de dados em todos os lugares, uma tarefa importante é determinar quais informações podem agregar valor aos negócios, aumentar a eficiência ou melhorar a gestão do risco”, disse Faria. Ainda de acordo com o executivo, o sucesso de um CDO vai depender, em grande parte, da sua capacidade de liderar a mudança, bem como conquistar o entusiasmo, o apoio e os recursos de líderes empresariais e outras unidades de negócios.