9 maneiras de domar um mau chefe

Você não tem que sofrer silenciosamente sob um gerente difícil. Veja como tirar o melhor proveito de uma de liderança desafiadora

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6:39 pm - 14 de maio de 2021

Qualquer profissional de tecnologia provavelmente já lidou com um chefe abusivo, manipulador ou simplesmente sem noção. Os chefes ruins são encontrados em todos os setores e em todas as linhas de negócios, mas a função desafiadora que os gerentes de TI devem cumprir garante que problemas específicos possam ser comuns.

Os gerentes com habilidades de negócios e experiência em liderança de equipe podem carecer dos recursos tecnológicos que sua equipe emprega todos os dias, o que os deixa fora de contato com os desafios do mundo real de realizar o trabalho. Ou o oposto pode ser verdade: o chefe pode ser uma estrela da tecnologia, mas não tem habilidades sociais, e a promoção à gerência pode apenas ampliar as deficiências de comunicação.

“Na verdade, não treinamos as pessoas para serem bons chefes”, diz Jim Finkelstein, CEO da consultoria de desenvolvimento organizacional FutureSense. “Nós conversamos sobre isso. Nós o defendemos da boca para fora. Podemos fornecer algum treinamento corretivo após o fato. Não entendemos como as pessoas podem pirar e como agem sob pressão”.

Finkelstein diz que o problema é agravado pela liderança que pode reconhecer o mau comportamento de um gerente, mas mantém a pessoa no local para fazer o trabalho.

“Colocamos as pessoas erradas no papel”, diz ele, “e não as apoiamos como seres humanos no aprendizado de como liderar, e nem todo mundo é um líder nato”.

Mas você não precisa sofrer em silêncio. Existem maneiras de gerenciar, pedir ajuda e oferecer feedback para dar a si mesmo alguma vantagem. Conversamos com profissionais de tecnologia e especialistas em recursos humanos sobre suas próprias experiências em lidar com chefes difíceis. Aqui estão algumas das melhores dicas para tirar o melhor proveito da situação antes de decidir abandonar o navio.

Diferencie entre ruim e exigente

Quando os funcionários procuram a ajuda de outras pessoas sobre como lidar com um mau chefe, frequentemente dizem que o gerente é simplesmente exigente, diz Elaine Varelas, Sócia-Gerente da Keystone Partners. Mas, diz Varelas, nem sempre é o caso, e vale a pena saber a diferença.

“Se eles tiverem coragem de falar, podem ouvir que o chefe ruim está sob muito estresse para ‘preencher a iniciativa ou meta organizacional aqui’”, diz ela. “Esses funcionários não estão falando de um chefe exigente. Chefes exigentes podem ser ótimos chefes. Eles estabelecem altas expectativas, incentivam as pessoas a serem responsáveis e fornecem treinamento para que as pessoas possam ter sucesso”.

A diferença, diz Varelas, entre ser solicitado a dar o seu melhor e trabalhar com alguém antipático e desagradável é uma questão de soft skills e inteligência emocional.

“Pergunte sobre o comportamento, a linguagem e como eles se sentem depois de uma interação com o chefe”, diz ela. “Eles se sentem menosprezados, humilhados, com medo? Não dê desculpas para maus chefes. A maioria das pessoas exibiu um comportamento menos do que estelar em um momento ou outro, e um bom chefe pedirá desculpas. Para o chefe ruim, este comportamento desmotivador é a norma”.

Seja uma pedra, então comece a rolar

Ao lidar com um chefe que não é apenas difícil, mas abusivo, Nadine Kano, Sócia-Gerente do Arioso Group, argumenta que a melhor abordagem para manter sua sanidade é ficar zen.

“Não importa em qual setor eles estão ou qual o papel que desempenham, a única maneira de desarmar um agressor é permanecer calmo e não ameaçador”, diz Kano. “Empregue a técnica de ‘rocha cinzenta’. Seja chato como uma rocha. Seja tão respeitoso quanto você seria com qualquer outra pessoa – nem mais, nem menos. Não dê a eles nenhum tratamento especial, melhor ou pior. Nunca deixe que eles percebam que você os está julgando ou perdendo a paciência com eles. Os valentões têm baixa auto-estima e vão receber qualquer vibração negativa de você, incluindo o medo, como uma ameaça”.

Kano recomenda oferecer feedback bom, mas genuíno, em um tom amigável, mas neutro, evitando desabafar.

“Se seus colegas falam mal de seu gerente, sorria e acene com a cabeça, mas não entre na briga. Ser vítima dá a eles muito poder imerecido sobre você. Além disso, a conversa feia pode voltar para mordê-lo das formas mais estranhas, nos momentos mais inesperados”, diz ela. “Então atualize seu currículo, ative sua rede, cuide meticulosamente de seu Plano B e, assim que puder, dê o fora daí. Esse é o conselho de alguém que já esteve lá várias vezes e quase sempre fez tudo errado. Agora, trabalho muito bem, mesmo com clientes muito exigentes ou difíceis”.

Fique calmo

Michael Timmes, Consultor de Recursos Humanos da Insperity, diz que o gerente que se comporta mal pode estar reagindo a estresses que nem estão relacionados ao trabalho. A maioria das pessoas tende a endurecer quando exposta ao estresse e, se não for relacionado ao trabalho, pode ser completamente invisível para seus colegas. Ele recomenda uma abordagem comedida ao responder às ações de seu chefe.

“Ao lidar com um gerente difícil, é importante ouvir e refletir sobre as coisas antes de reagir”, diz Timmes. “Fique calmo e profissional e tente entender as possíveis motivações. Se necessário, faça logoff e dedique alguns minutos para digerir o problema imediato. Procure oportunidades para criar micro-objetivos compartilhados para mostrar transparência e aumentar a confiança no local de trabalho. Em última análise, o desafio de lidar com um gerente difícil apresenta uma oportunidade de desenvolver habilidades de liderança e gerenciamento de conflitos que se mostrarão valiosas em futuras situações de trabalho”.

Comunique-se com antecedência e com frequência

O trabalho remoto apenas agravou os mal-entendidos rotineiros que acontecem no local de trabalho. Timmes sugere pensar sobre como seu gerente prefere se comunicar e, em seguida, inclinar-se para isso. Ele também recomenda políticas formais para comunicação remota.

“Se um chefe difícil prefere telefonemas, considere pegar o telefone antes de tentar resolver qualquer problema no local de trabalho por e-mail ou aplicativos de mensagens”, diz ele. “As comunicações digitais podem facilmente passar despercebidas, criando gargalos que retardam o progresso e prejudicam a produtividade. Fazer suposições ou interpretar erroneamente e-mails ou linguagem corporal em chamadas de vídeo também pode afetar o desempenho. Muitos desses problemas no local de trabalho remoto podem ser resolvidos por meio de comunicação clara, consistente e frequente com os colegas de trabalho e a gerência”.

Seja transparente e específico

Max Wessel, Diretor de Aprendizagem da SAP, sugere ser específico sobre o que é esperado – e depois fazer o acompanhamento.

“A maioria das pessoas, especialmente gerentes não técnicos, torna-se difícil por causa de sua ansiedade”, diz Wessel. “Em situações em que a ansiedade do seu gerente está caindo em você, comunique com antecedência e com frequência sobre o andamento dos seus projetos”.

Os gerentes frequentemente ficam frustrados tentando entender como as coisas estão sendo executadas em vários níveis, diz ele, e é difícil entender a posição de um projeto por meio do PowerPoint.

“Muitos gerentes lutam para avaliar como o trabalho real está indo”, diz Wessel. “Sem revisões de código e demonstrações, pode ser difícil transformar uma reunião de atualização em uma avaliação real de como um projeto está indo. Se você perder um prazo ou escorregar em uma liberação, é a única vez que isso se torna real. Para melhor ou pior, é quando o abismo entre a expectativa e a realidade cai imediatamente sobre os ombros da equipe técnica”.

Por esse motivo, Wessel recomenda transparência ao falar sobre o status do projeto e mostrar o trabalho em andamento regularmente por meio de demonstrações ao vivo.

Compartilhe sucessos

Truísmos normalmente não fazem parte do guia para lidar com chefes ruins, mas Wessel diz que você pode se apoiar no velho ditado de que é difícil argumentar contra o sucesso.

“Certa vez, tive um executivo que estava apenas esperando o fracasso de nossa equipe”, diz ele. “Fiz lobby para garantir recursos suficientes para tentar algo novo e, graças ao nosso CTO, fui capaz de obtê-los. Em todas as reuniões, entretanto, havia mísseis disparados do executivo que acreditava estar certo o tempo todo. Começamos cada atualização com uma recapitulação das histórias de nossos usuários. Era difícil argumentar contra isso. Quando começamos com exemplos de como estamos entregando valor para os usuários, é difícil contestar”.

Procure conselhos de colegas de trabalho

E embora seja desaconselhável desabafar ou fofocar com colegas de trabalho sobre um mau chefe, Finkelstein do FutureSense discorda daqueles que dizem que você não deve procurar ajuda de seus colegas.

“Você tem que buscar sua rede de coaching ponto a ponto”, diz ele. “Outros podem ter experiência relevante sobre como lidar com esse indivíduo, e você deve ser capaz de descobrir isso. Portanto, o mundo do coaching ponto a ponto pode ajudar as pessoas nesses tipos de situações”.

Seja franco quando for a hora certa

Ao se deparar com um mau gerente, Finkelstein diz que você deve começar controlando o que puder, oferecendo feedback quando tiver oportunidade.

“Você tem ferramentas e situações que pode aproveitar”, diz ele. “Quantas vezes as pessoas foram convidadas a participar de 360s ou outras avaliações de desempenho e elas não disseram nada? Eles dizem: ‘Oh, ele está perfeitamente bem’. Você tem que falar porque você não pode ajudar a corrigir comportamentos, se é isso que você quer fazer, ou alertar as pessoas sobre esses maus comportamentos. As pessoas têm que falar sem medo de retaliação porque a lei está do seu lado se as pessoas retaliarem contra você”.

Tome uma posição

Finkelstein diz que conselhos sobre como lidar com chefes ruins frequentemente pintam o funcionário como subserviente, e isso é um problema.

“Isso cria um relacionamento codependente doentio”, diz Finkelstein, “você não pode se sacrificar por um mau chefe; você deve estar disposto a partir se ficar muito ruim. E esse é um componente crítico. Há um ponto no tempo em que eles cruzam a linha e você não volta atrás. A principal razão pela qual as pessoas deixam suas organizações em primeiro lugar é que odeiam o chefe. Isso tem que parar. Acho que muitos dos movimentos sociais que estão acontecendo agora estão construindo credibilidade para que as pessoas possam ter essas conversas”.

A pandemia apenas acelerou a mudança para o trabalho remoto, e está criando novas oportunidades para aqueles que estão sofrendo com um mau gerente – mesmo sem a necessidade de se mudar.

“É um mundo grande – as pessoas podem se mover com muita eficácia de uma organização para outra. Existem inúmeras oportunidades, novas empresas sendo criadas o tempo todo, principalmente no mundo da tecnologia. Quando você tem experiência sólida no assunto, você encontrará um emprego em algum lugar”, diz ele, acrescentando que se preocupar com a forma como sua situação de vida será afetada pela procura de emprego não é tanto um problema agora.

“Essas coisas não entram mais em jogo”, diz Finkelstein. “Se você é bom no que faz, vai encontrar outro emprego. Você tem muito mais influência como um ativo humano”.

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