85% dos gestores de PMEs estão despreparados para a LGPD

Segundo estudo da BluePex Cybersecurity, falta de maturidade das pequenas e médias em relação à lei preocupa

Author Photo
6:35 pm - 24 de março de 2022

Apesar das punições da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) estarem em vigor desde agosto de 2021, na realidade, empresas brasileiras ainda veem a conformidade como um ideal distante. Segundo pesquisa da BluePex Cybersecurity, especializada em soluções de cibersegurança, apenas 15% dos gestores de PMEs se consideram totalmente preparados para a legislação. O estudo foi feito com 200 gestores de companhias diversas.

Em julho do ano passado, no mesmo levantamento, apenas 4% dos entrevistados se consideravam totalmente aderentes à lei.

“Embora o número de empresas consideradas preparadas tenha saltado de 4% para 15%, estas ainda representam uma parcela muito pequena das PMEs, o que gera uma grande preocupação no setor pois as multas são muito pesadas, especialmente levando em consideração o porte destas companhias”, destacou Jefferson Penteado, CEO da BluePex.

Leia mais: 6 consequências devastadoras de um vazamento de dados corporativos

Ainda segundo o estudo há uma parcela das empresas (15%) que sequer têm qualquer aderência à LGPD, enquanto 37% afirmam ter uma baixa aderência e 33% consideram que sua conformidade é apenas intermediária.

Há outro dado divulgado pela pesquisa também preocupante. Enquanto 80% afirmam possuir a proteção de antivírus em seus parques computacionais, 23% das empresas possuem as versões gratuitas, o que significa proteção reduzida. Já 20% dos entrevistados afirmaram que não possuem nenhum tipo de proteção.

“Os gestores precisam levar esta lei a sério e acelerar a adoção não só de boas práticas, mas também de tecnologia para evitar incidentes. Nossa pesquisa apontou que 17% das PMEs sofreram com algum incidente de segurança nos últimos 12 meses e, tendo como base as inúmeras ondas de ataques recentes, esse número deve disparar ainda mais em 2022”, alertou Penteado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.