Apenas 16% dos varejistas utilizam inteligência artificial na gestão de seus negócios, identificou uma pesquisa realizada pela Linx, empresa especialista em tecnologia para o setor.
Entre os que indicaram já utilizar a tecnologia, as principais motivações apontadas são a otimização da operação, facilidade nas vendas e no atendimento, além de uma melhor gestão da estratégia de negócio. Já entre os que ainda não utilizam, os motivos são ainda não ter pensado sobre o assunto e a falta de investimento em tecnologia. A pesquisa foi aplicada à base de clientes da Linx, com a participação de mais de 300 varejistas de pequeno, médio e grande porte dos setores de moda e acessórios, farmácias, automotivo e alimentício, incluindo bares e restaurantes.
Leia mais: Adoção de IA entre serviços financeiros ainda segue atrasada
Tiago Mello, CMO da Linx, lembra que “o momento é propício para que empresas que já utilizam IA em seus negócios possam se destacar frente aos seus concorrentes, ainda mais com a proximidade da Black Friday 2023, uma das datas mais importantes para o varejo e onde o fluxo de vendas tende a aumentar consideravelmente”.
Já as tarefas mais impactadas positivamente pelo uso de IA são o atendimento ao cliente, com uso de chatbot, e a geração de relatórios e mensagens automáticas, de acordo com o estudo. A facilidade de uso e tecnologia mais acessível são os principais pontos que fariam quem ainda não utiliza adotar a inteligência artificial nos negócios.
O estudo alerta que a baixa adesão do setor às novas tecnologias deve alertar os profissionais a explorarem um mercado com infinitas possibilidades de crescimento. “Esse é um momento estratégico para o varejista brasileiro, que deve estar atento às tendências de mercado, e tem a chance de sair na frente na corrida tecnológica junto aos seus concorrentes”, complementa Mello.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
A segurança de dados e a proteção contra ransomware, a implementação de estratégias de IA…
Após experimentações e estudos, 2024 é o ano em que as empresas realmente estão levando…
O jornal estatal chinês Securities Times divulgou na terça-feira que a OpenAI, empresa por trás…
A transformação tecnológica no setor bancário brasileiro atingiu níveis nunca vistos, com um aumento de…
Para Paulo Nussenzveig, pró-reitor da Universidade de São Paulo, é preciso que a comunidade empresarial…
A Certifica, especializada em certificados digitais, anunciou a compra do controle acionário da Bry Tecnologia,…