Apenas 16% dos varejistas utilizam inteligência artificial na gestão de seus negócios, identificou uma pesquisa realizada pela Linx, empresa especialista em tecnologia para o setor.
Entre os que indicaram já utilizar a tecnologia, as principais motivações apontadas são a otimização da operação, facilidade nas vendas e no atendimento, além de uma melhor gestão da estratégia de negócio. Já entre os que ainda não utilizam, os motivos são ainda não ter pensado sobre o assunto e a falta de investimento em tecnologia. A pesquisa foi aplicada à base de clientes da Linx, com a participação de mais de 300 varejistas de pequeno, médio e grande porte dos setores de moda e acessórios, farmácias, automotivo e alimentício, incluindo bares e restaurantes.
Leia mais: Adoção de IA entre serviços financeiros ainda segue atrasada
Tiago Mello, CMO da Linx, lembra que “o momento é propício para que empresas que já utilizam IA em seus negócios possam se destacar frente aos seus concorrentes, ainda mais com a proximidade da Black Friday 2023, uma das datas mais importantes para o varejo e onde o fluxo de vendas tende a aumentar consideravelmente”.
Já as tarefas mais impactadas positivamente pelo uso de IA são o atendimento ao cliente, com uso de chatbot, e a geração de relatórios e mensagens automáticas, de acordo com o estudo. A facilidade de uso e tecnologia mais acessível são os principais pontos que fariam quem ainda não utiliza adotar a inteligência artificial nos negócios.
O estudo alerta que a baixa adesão do setor às novas tecnologias deve alertar os profissionais a explorarem um mercado com infinitas possibilidades de crescimento. “Esse é um momento estratégico para o varejista brasileiro, que deve estar atento às tendências de mercado, e tem a chance de sair na frente na corrida tecnológica junto aos seus concorrentes”, complementa Mello.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
O cirurgião-geral dos Estados Unidos, Dr. Vivek Murthy, a autoridade máxima em saúde pública do…
A OpenAI anunciou na última quinta-feira (13) a nomeação de Paul M. Nakasone, ex-general do…
O mercado de Contact Center as a Service (CCaas) está em um momento aquecido no…
Um estudo recente do Gartner apontou que, até 2025, cerca de 70% dos trabalhadores do…
A Snowflake anunciou que encerrará esta semana sua investigação sobre um ciberataque que afetou até…
Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…