81% da população brasileira é usuária de internet

Levantamento do Cetic.br analisou impacto da pandemia sobre acesso à internet no Brasil. Serviços públicos e bancários online foram mais usados

Author Photo
5:20 pm - 18 de agosto de 2021
inclusão digital, internet, usuários de internet Foto: Shutterstock

São 152 milhões o número de usuários de internet no Brasil, ou 81% da população com 10 anos ou mais. A estimativa foi divulgada nesta quarta (18) pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil (CGI.br) como parte da tradicional pesquisa TIC Domicílios, que teve a metodologia adaptada nessa edição para se adaptar aos reflexos da pandemia.

O estudo é feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Pela primeira vez, o levantamento identificou uma proporção maior de domicílios com acesso à rede (83%) do que indivíduos usuários (81%). Na comparação com 2019, o aumento foi de 12 e de 7 pontos percentuais, respectivamente.

As entrevistas foram realizadas entre outubro de 2020 a maio de 2021, preferencialmente por telefone.

Leia também: Número de empresas de TI abertas no 1º semestre de 2020 salta 64%

Segundo o levantamento, mais usuários procuraram (42%), ou realizaram (37%) serviços públicos online em 2020 – principalmente moradores de áreas urbanas com mais escolaridade e das classes A e B. Houve também crescimento da realização de transações financeiras no ambiente digital (43%, contra 33% em 2019), com aumento mais expressivo entre pessoas nas classes C e DE.

“Durante a pandemia a Internet foi mais demandada em razão da migração de atividades essenciais para o ambiente digital. Os resultados mostram a resiliência da rede em um cenário de crise sanitária”, diz em comunicado Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br|NIC.br.

Domicílios e usuários

O crescimento da proporção de domicílios com acesso à Internet se deu em todos os segmentos analisados: nas áreas urbanas e rurais, em todas as regiões, em todas as faixas de renda familiar e estratos sociais. Os domicílios das classes C (91%) e DE (64%) apresentaram as maiores diferenças em comparação a 2019 (80% e 50%, respectivamente), e as diferenças regionais recuaram.

O principal tipo de conexão domiciliar foi a banda larga fixa (68%), com especial aumento das conexões por cabo ou fibra óptica. O estudo também mostrou que houve um aumento na presença de computador (desktop, portátil ou tablet) nos domicílios (passou de 39% em 2019 para 45% em 2020), revertendo uma tendência de declínio que vinha se desenhando nos últimos anos.

Houve também aumento da proporção de usuários de Internet na comparação com 2019, sobretudo entre os moradores das áreas rurais (de 53% em 2019 para 70% em 2020), entre os habitantes com 60 anos ou mais (de 34% para 50%), entre aqueles com Ensino Fundamental (de 60% para 73%), entre as mulheres (de 73% para 85%) e nas classes DE (de 57% para 67%).

A lista de indicadores do estudo pode ser vista na íntegra nesse endereço.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.