Notícias

Ofertas personalizadas influenciam decisão de compra de 81% dos consumidores

O varejo latino-americano enfrenta desafios. Junto com a inflação persistente, há os consumidores, cada vez mais munidos de mecanismos de comparação de preços e com expectativas altas por experiências, não apenas produtos. Não por acaso, segundo o 18º Estudo Global Anual do Consumidor da Zebra Technologies, 60% dos compradores na América Latina afirmam ter saído de uma loja nos últimos três meses sem concluir uma compra.

Apesar de mais baixo do que os obtidos nas edições anteriores do estudo, esse índice ainda é o mais alto entre todas as regiões analisadas. Para os autores, ele indica “fricções operacionais” que afetam a confiança do consumidor em um ambiente cada vez mais competitivo. Para a Zebra, a tecnologia e a inteligência artificial podem mudar esse cenário.

Leia também: CMOs e IA: os desafios na adoção e uso estratégico da tecnologia no marketing

O estudo indica uma mudança no comportamento do consumidor. 78% afirmam que buscar promoções ou descontos é mais importante hoje que antes, e 81% dizem ter maior probabilidade de comprar quando recebem uma oferta personalizada. Isso se transfere para os varejos: mais de oito em cada dez tomadores de decisão pesquisados dizem estar sob “forte exigência” para reduzir rupturas de estoque e melhorar a visibilidade dos produtos.

Na América Latina, a percepção sobre a inteligência artificial é uma das mais positivas: 95% dos colaboradores acreditam que a IA vai aumentar a produtividade, uma das taxas mais altas do mundo. Para 71% dos consumidores, a experiência de compra é melhor quando os funcionários dos varejos usam ferramentas tecnológicas avançadas.

As organizações que otimizaram fluxos de trabalho relataram, em média, um aumento de 20% na produtividade dos colaboradores.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Neil Redding abre IT Forum Praia do Forte 2026 com debate sobre liderança na era da IA

Neil Redding será o palestrante de abertura do IT Forum Praia do Forte 2026. Com…

1 hora ago

47% das empresas brasileiras devem adiar migração para a nuvem nos próximos três anos

Apesar da consolidação da computação em nuvem como um dos pilares da transformação digital, uma…

2 horas ago

Deepfakes, IA e software open source lideram lista de ameaças críticas para empresas, diz Gartner

As equipes de segurança cibernética enfrentarão um cenário cada vez mais complexo nos próximos anos,…

3 horas ago

Apenas um em cada três americanos aprova a construção de data centers

Apenas uma em cada três pessoas dos Estados Unidos aprova o ritmo acelerado de construção…

4 horas ago

Copa do Mundo 2026 vira laboratório global para IA, dados e infraestrutura digital

Desde o início do ano, a redação acompanha como a Copa do Mundo 2026 extrapola…

4 horas ago

NiCE cria hub de pesquisa para acelerar adoção de IA agêntica nas empresas

A NiCE anunciou a criação do NiCE Labs, um laboratório voltado ao desenvolvimento e à…

5 horas ago