8 dicas para aumentar a proteção de um smartphone com Android

Avast explica como manter seu celular longe de vírus e outros ataques

Author Photo
9:35 am - 17 de maio de 2018
android android

Celulares Android são os mais populares e também os mais visados. Utilizados não só para fins pessoais, mas também para trabalho, torna-se taxativa a proteção desses dispositivos (smartphones e tablets) com soluções antivírus além de um comportamento de navegação seguro. A Avast selecionou 8 dicas para aumentar a proteção no seu celular.

1. Instale um software antivírus

O software antivírus não é apenas para o PC. Um bom antivírus mobile pode detectar e proteger o smartphone ou tablet Android contra ransomware e outros tipos de malware, realizando a varredura de sites, aplicativos e jogos para garantir a segurança do usuário.
Se a pessoa clicar em um link suspeito, baixar um aplicativo malicioso ou tentar instalar um plugin falso, o Avast Mobile Security colocará o ransomware em quarentena e impedirá que um ataque aconteça.

2. Execute as atualizações para o sistema operacional

O usuário deve executar todas as atualizações emitidas para o sistema operacional Android, já que muitas delas são relacionadas à segurança (da mesma forma que faz no computador).

3. Faça o backup dos arquivos mais importantes

Há muitas opções, sendo possível programar pelo menos dois tipos de backups regularmente. Dentre eles está o backup na nuvem, armazenamento de dados em um disco rígido externo ou uso de um serviço como o Dropbox, Google Drive ou OneDrive.

4. Não baixe aplicativos de fontes desconhecidas

Quando se trata de adicionar ao dispositivo Android os melhores e mais recentes aplicativos, é necessário estar bem informado sobre fontes confiáveis como a Google Play Store, evitando lojas de aplicativos de terceiros. A Google tem muitas proteções para combater malwares, mas um criminoso realmente inteligente ainda pode contorná-las.

5. Adicione uma camada extra de segurança

Ao acessar o menu Configurações do dispositivo, pode-se desativar a execução de instalações de aplicativos não oficiais. Na área segurança, basta desmarcar a caixa “Fontes desconhecidas”.

6. Não conceda permissão de Administrador

Isso dará ao proprietário do app a permissão para acessar remotamente o dispositivo, o que na maioria dos casos é uma péssima ideia.

7. Desconfie de solicitações de instalação pop-up

Sempre que o usuário estiver navegando em um site ou jogando um jogo online e receber uma solicitação pop-up para executar uma atualização ou instalar um plug-in, é melhor não executar a ação. O mesmo é válido para qualquer outro pedido de atualização de software.

8. Pense duas vezes antes de clicar em links

Os golpes de phishing ainda são a maneira mais popular de distribuir malwares. Um número crescente de tentativas de phishing tem como alvo os dispositivos móveis e aplicativos de mídia social e de mensagens. O usuário não deve clicar em nenhum link recebido via texto ou email de uma fonte desconhecida. Mesmo para os conhecidos, recomenda-se examinar o endereço e a origem do link antes de fazer qualquer ação.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.