75% das empresas investem em big data para alavancar negócios

Mais de três quartos (75%) das empresas estão atualmente investindo ou planejam investir em big data nos próximos dois anos – um crescimento de 3% em comparação ao registrado no ano passado, de acordo com um levantamento realizado pelo Gartner.
De acordo com Nick Heudecker, diretor de pesquisas do Gartner, o big data deixará de ser um tópico apenas discutido pela indústria e começará a ser efetivamente aplicado como prática padrão. Com as soluções de big data sendo amplamente utilizadas, tópicos que antes definiam o assunto, como grande volume de dados, fontes de dados díspares e novas tecnologias estão se tornando algo familiar.
De acordo com o Gartner, as empresas geralmente possuem objetivos diversos para as iniciativas de big data, como melhorar a experiência do usuário (UX), agilizar processos existentes, alcançar mercados-alvo ou reduzir custos. E essa tendência deverá permanecer, sendo 64% dos projetos de big data com foco em UX, 47% com objetivo de trazer mais eficiência aos processos e direcionados a marketing. Segurança também se torna um ponto crítico para empresas e melhorar as capacidades de proteção entram em pauta nos projetos de 23% das empresas.
Outro ponto destacado pela pesquisa é em qual departamento da empresa toma a iniciativa de começar um projeto voltado a dados. No ano passado, 37% dos projetos de big data foram iniciadas pelo CIO e 25% foram iniciados pelos chefes das unidades de negócios. Em 2015, esses números tendem a se nivelar, com 32% e 31%, respectivamente.