Quase 70% dos brasileiros afirmam que estresse afeta seu trabalho
Ao mesmo tempo quantidade de trabalhadores no mundo que se sentem apoiados por seus gestores em relação à saúde mental caiu
Os brasileiros estão mais estressados no ambiente de trabalho e pouco se sentem apoiados pelos seus gestores quando o assunto é saúde mental, identificou o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, que entrevistou 32.612 trabalhadores em 17 países ao redor do mundo.
De acordo com a pesquisa, 67% dos trabalhadores, no Brasil, dizem que seu trabalho é influenciado pelo estresse e 31% pela saúde mental. Ao mesmo tempo, a quantidade de trabalhadores no mundo que se sentem apoiados por seus gestores em relação à saúde mental caiu de 70% em 2022 para 64% neste ano. Ainda, 57% acreditam que seus superiores não estão preparados para falar sobre questões de saúde mental sem julgamento.
Leia mais: Síndrome de burnout: como prevenir e lidar com o tema nas empresas
Os colaboradores também relatam que as empresas estão menos flexíveis do que no ano passado com relação à política de bem-estar, aos serviços de aconselhamento especiais ou às pausas para o autocuidado. No entanto, as atividades de construção de equipes e programas de assistência estão ganhando destaque como iniciativas de promoção da saúde mental dos colaboradores.
“Com a solidão do isolamento durante a pandemia, muitos trabalhadores sentiram estresse em casa. Com isso, a saúde mental foi afetada e muitos ainda estão lidando com os reflexos desse período. Por isso, é extremamente necessário que as companhias promovam uma cultura de trabalho acolhedor, além de educar e treinar gestores para lidar com essas situações. Quando as pessoas se sentem seguras e apoiadas, a produtividade melhora, já que os afastamentos por problemas de saúde psicológica são menos frequentes e há melhor gerenciamento de tempo no trabalho”, ressalta Claudio Maggieri, general manager para a América Latina na ADP.
Outro ponto que os trabalhadores relatam é que as empresas continuam progredindo no desenvolvimento de iniciativas de diversidade, equidade e inclusão. Cerca de 20% deles acredita que promover uma cultura de trabalho inclusiva é parte fundamental do apoio de seus empregadores à saúde mental positiva no trabalho.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!