7 vantagens (e desvantagens) das plataformas low code que você precisa saber

Discurso de vendas é atraente: aplicativos com alguns cliques. Mas o que você realmente deixará para sua organização ao buscar o low code?

Author Photo
8:30 am - 27 de agosto de 2020

Em um mundo com prazos de alta tensão, a promessa de ferramentas de desenvolvimento de low code ou baixo código parece ótima: com alguns cliques, os não programadores podem criar um aplicativo simples em um piscar de olhos.

Esse é o discurso de vendas de uma ampla gama de fornecedores que aderiram ao jargão de “low code”. O mercado está se enchendo com um grande número de ferramentas que podem conciliar todos os bits com um mínimo de supervisão. É mais possível do que nunca produzir software de qualidade sem hectares de cubículos e várias facções em conflito de desenvolvedores que sabem tudo.

As promessas, porém, são fáceis de fazer e mais difíceis de cumprir. Muitos CIOs experientes já ouviram as promessas antes e as viram falhar às vezes. A história dos computadores é basicamente uma história de programadores adicionando mais camadas de código para corrigir as arestas da camada anterior. O primeiro compilador de software foi considerado uma alternativa de baixo código para escrever código de máquina. Caramba, o código de máquina era uma alternativa de baixo código para religar as conexões entre os tubos. Novas ferramentas foram promovidas como um aprimoramento de baixo código para tudo o que veio antes.

A boa notícia é que, quando visto de uma grande altitude, a progressão das ferramentas tem sido extremamente positiva. Realmente podemos fazer muito mais com muito menos trabalho. As notícias das trincheiras, porém, costumam ser mais confusas. Frequentemente, uma grande melhoria vem com a responsabilidade de gerenciá-la. Às vezes, pode ser quase tão trabalhoso dominar uma ferramenta e encontrar a melhor maneira de configurá-la quanto construir algo do zero.

Compreender e gerenciar essa tensão é o maior desafio para as empresas que estão considerando opções de baixo código. Será que as vantagens óbvias que eles oferecem valem os custos que podem estar à espera de alguns meses? Decidir quanto abraçar a atual rodada de promessas requer um equilíbrio cuidadoso entre essas sete razões para abraçar ferramentas de baixo código e sete razões para evitá-las.

Pró: velocidade

Os fornecedores de baixo código têm um objetivo em mente: ajudar todos a criar um novo software rapidamente. Com alguns cliques, os usuários podem criar uma página com um formulário. Encadeie alguns formulários e visualizações e você terá um aplicativo. O loop de clique, compilação e teste costuma ser rápido o suficiente para que alguns usuários ágeis possam desenvolver aplicativos em tempo real durante a reunião em que o aplicativo está sendo discutido. A boa notícia é que as ferramentas geralmente fazem exatamente o que prometem. Se suas necessidades atingirem o ponto ideal do que eles podem oferecer, você pode terminar em menos tempo do que leva para fazer uma equipe de desenvolvedores reais entrar em uma chamada de vídeo.

Contra: velocidade

Vá mais devagar. É bom que as ferramentas sejam rápidas, mas pode ser um erro apressar o desenvolvimento de software. À medida que a codificação fica mais fácil, o verdadeiro desafio é definir o aplicativo e imaginar seu papel na vida dos clientes.

Focar muito na velocidade pode levar à decepção quando o trabalho não é concluído em alguns minutos. Sim, a equipe pode ter clicado em três protótipos naquele tempo, mas ao longo do caminho eles ignoraram dez bloqueios conceituais e dezenas de rugas filosóficas que devem ser eliminadas. Clicar pode atrapalhar o pensamento estratégico. O verdadeiro desafio não é criar o que você quer, é saber o que você quer em primeiro lugar.

Pró: estabilidade

Software customizado é difícil para as empresas manterem. A criação da ferramenta é apenas o início de um processo de suporte que dura enquanto o software servir à empresa. Muitas vezes, apenas manter os parafusos apertados e o cromo polido dá mais trabalho do que construir a versão original.

As ferramentas de baixo código amortizam os custos de suporte em todas as instalações. Quando uma nova versão do sistema operacional for lançada ou algum novo regulamento de armazenamento de dados for aprovado no Congresso, os fornecedores de ferramentas de baixo código irão implementá-lo para todos. Adotar uma plataforma de baixo código é mais do que ingressar em um clube; é se casar com uma dinastia. Pode ser uma pequena dinastia, mas os interesses de todos estão alinhados, e isso pode trazer maior estabilidade do que se você tentasse administrar com seus próprios funcionários.

Contra: destino compartilhado

Transferir suporte para a empresa que construiu a plataforma de baixo código pode economizar muito dinheiro e tempo, mas a estabilidade não é garantida. Claro, alguns frameworks bem gerenciados navegam para o futuro levando todos junto, mas nem todos os negócios são bem gerenciados. Qualquer número de contratempos corporativos pode destruir sua plataforma. Talvez o CEO tenha uma crise de meia-idade e queira entrar no ramo de jogos. Talvez o CFO tenha agido de forma rápida e solta com o IRS. Talvez o gênio sólido como uma rocha que construiu a plataforma vá para a floresta em busca de iluminação. Qualquer problema pode prejudicar a estabilidade de sua ferramenta de baixo código. Você está apostando em outra organização e sua única alavanca de controle pode ser o processo de renovação anual do contrato.

Pró: capacitar

Uma boa plataforma de baixo código não apenas ajuda o departamento de TI, mas pode liberar o gênio criativo dos funcionários da linha de negócios, aqueles com grandes sonhos, mas sem orçamento suficiente para financiar uma equipe de desenvolvimento real. Agora, eles podem passar algumas horas clicando para experimentar uma ideia, em vez de redigir intermináveis documentos de especificações e solicitações de orçamento.

Contra: Limites

Recursos de baixo código podem ser milagrosos, mas não podem transformar um não codificador em um desenvolvedor de nível sênior, mesmo que o não codificador possa clicar com o mesmo talento de clicar que o melhor aluno de graduação do MIT. Os usuários ainda precisam ter uma noção básica de como os computadores funcionam e manipulam bits. Um mestre de planilhas, por exemplo, não deve ter problemas para usar essas ferramentas, mas alguém que grita de medo ao mudar as margens em um processador de texto não conseguirá magicamente criar três aplicativos antes do almoço. As ferramentas lidam com muitas das tarefas, mas não podem escapar dos limites filosóficos fundamentais da computação e do ambiente de computação atual.

Pró: Consistência

O mundo funciona melhor porque desenvolvemos algumas soluções padrão. Todos os carros têm os pedais do acelerador e do freio praticamente no mesmo local. As geladeiras tendem a armazenar a manteiga no mesmo local. A melhor coisa sobre produzir um aplicativo com uma solução de baixo código é que você provavelmente vai construir em uma coleção amplamente usada de widgets de interface do usuário. Seu código será relativamente padrão, mesmo sem tentar, porque seu código usará as mesmas ferramentas que os outros.

Contra: Homogeneidade

Fazer tudo da mesma maneira que seus concorrentes pode facilitar a contratação de funcionários, mas também o condena a se perder na multidão. Alguns pacotes de software têm como objetivo atrair a atenção e distinguir sua empresa. Fazer tudo igual a todo mundo garante que você será indistinguível.

Pró: Segurança

As plataformas de baixo código geralmente são projetadas para lidar com os desafios mais comuns, como segurança ou privacidade de dados. Se houver uma lei na Europa ou algum pesadelo de segurança atacando as empresas asiáticas, há uma boa chance de que os desenvolvedores de baixo código já tenham resolvido isso. Essa é a grande vantagem de trabalhar com uma estrutura compartilhada. Eles lidaram com os desafios comuns, então você não precisa se preocupar com eles.

Contra: custos socializados

As plataformas de baixo código são recursos compartilhados e isso também traz desvantagens. Talvez seu aplicativo esteja repleto de postagens em mídias sociais que as pessoas desejam desesperadamente que sejam transmitidas para todos os lugares. Ainda assim, os desenvolvedores da plataforma projetaram sua ferramenta com proteções de privacidade rigorosas para registros de saúde. Você vai pagar por esses custos – e talvez até arrancar um pouco de cabelo toda vez que as restrições entrarem em seu caminho.

Pró: Simplicidade

As ferramentas de baixo código são projetadas para serem mais simples. Enquanto você se preocupa com o seu negócio, os desenvolvedores de plataformas de baixo código têm se preocupado com a melhor maneira de construir um conjunto de ferramentas fáceis de adotar e estender. Isso é problema deles. É perigoso acreditar no hype e imaginar que tudo vai ser tão simples como sonhar acordado com uma fortuna ultrajante, mas vai ser mais simples do que pegar os livros de programação e começar do zero.

Contra: confusão

O código baixo pode ser mais confuso do que escrever algo do zero? Sim! Isso tende a acontecer quando você ultrapassa os limites da ferramenta e começa a esbarrar em falhas, bugs ou inconsistências. Isso é natural, e todo software tem esses problemas. A diferença é que as ferramentas de baixo código nunca quiseram expor esse lado para você. É como se estivessem vendendo um carro com o capô soldado. As estruturas de dados e algoritmos são opacos, então você não preocupa sua cabecinha. Mas se de repente algo não funcionar e a única maneira de reconhecer o que está acontecendo é cavar nas estruturas de dados, bem, eis a confusão. Esses detalhes não são para você – e às vezes isso o deixa mais perdido do que se você mesmo fizesse o trabalho duro desde o início.

Pró: funciona bem com os outros

No fundo, a decisão é filosófica. Algumas empresas incentivam o desenvolvimento de uma rede de parceiros confiáveis que contribuem com experiência e estabilidade. Eles acreditam que a empresa não mora sozinha, mas prospera como parte de uma rede. Adotar um kit de ferramentas de baixo código adiciona outra conexão à rede de confiança.

Contra: Dependência

A abordagem oposta é desenvolver expertise interna porque essa profundidade de conhecimento compensa. Eles sabem que o código baixo pode causar um choque como três ou quatro xícaras de café expresso, mas no final todo mundo acaba um pouco atordoado e sem contato com o que está acontecendo. Apenas um código sólido e bem estruturado criado por uma equipe dedicada cria algo de valor de longo prazo e é por isso que os CIOs contratam boas equipes.

Os detalhes do código baixo

Alguns gerentes de TI experientes farão escolhas diferentes para trabalhos diferentes. Explorações casuais, protótipos pré-alfa e processos de back-end executados ocasionalmente são bons candidatos para conjuntos de ferramentas de baixo código. A equipe pode virar algo rapidamente e nada será perdido se ele tropeçar ou mesmo cair.

Mas se o código vai manter os fluxos de trabalho centrais da empresa e contribuir diretamente para os resultados financeiros, você provavelmente não vai querer contar com algum estagiário corajoso mexendo em uma planilha sofisticada. Você vai investir no talento necessário para criar algo confiável.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.