7 tendências de Cloud Computing para ficar de olho em 2020

Novas aplicações de Internet das Coisas, melhores estratégias de segurança e mais sobre Cloud Computing em 2020

Author Photo
8:07 am - 27 de novembro de 2019
cloud, nuvem

Você certamente já deve ter lido ou escutado algo sobre Cloud Computing. O conceito ganha cada vez mais abrangência à medida em que as empresas sentem cada vez mais necessidade de atingir a tal maturidade digital.

Em processos de transformação digital, a computação em nuvem tem sido protagonista por uma série de fatores. Isto porque, por exemplo, uma empresa não precisa ter toda uma infraestrutura própria para tal, visto que é possível adotar plataformas externas.

Com um acesso mais democrático, desta forma, a discussão ganha espaço por causa dos benefícios. Tanto que grandes empresas, como Microsoft, Google e Amazon, têm grande parte da receita impulsionada por serviços de nuvem.

Além disso, outros serviços e aplicações ganham espaço com a computação em nuvem. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, é uma delas; outro está na criação de estratégias de nuvem para segurança.

E, já que estamos falando de inovação, 2020 promete ser um ano desafiador. Por isso, Rafael Marangoni, CEO da BRLink, separou algumas previsões sobre Cloud Computing para ficarmos de olho no próximo ano.

Crescimento das soluções

A indústria da computação em nuvem segue como uma das mais crescentes no mundo. O aumento da aderência aos serviços de cloud deve impulsionar ainda mais esse mercado, estimulando também a ascensão de novas empresas de SaaS e PaaS, entre outros segmentos da nuvem.

Outro fator a ser considerado será o aumento da receita da indústria do cloud, já que essa transição será inevitável paras as empresas. Segundo estimativa da consultoria Gartner, realizada em 2017, a indústria da nuvem deve atingir o valor de US$ 411 bilhões no próximo ano, o que mostra mais uma vez o aumento do interesse mundial pela tecnologia.

Aumento da capacidade de armazenamento

Outro aspecto relevante será o aumento exponencial da capacidade de armazenamento em nuvem. As empresas fornecedoras devem disponibilizar mais serviços do tipo e com recursos tecnológicos mais avançados.

Em outras palavras, as empresas e indivíduos que quiserem armazenar um grande volume de dados ou executar análises mais arrojadas usando a nuvem, obterão mais eficiência em seus objetivos com essas solução.

Um estudo divulgado pela Unisys aponta que o uso de data centers privados deve passar de 43%, em 2017, para 29% em 2019. Por outro lado, o armazenamento de dados na nuvem deve aumentar entre 20% e 28% até 2020.

Aumento da adoção da nuvem híbrida

Apesar de algumas organizações ainda optarem por data centers internos, as perspectivas de crescimento para a nuvem híbrida no próximo ano continuam positivas. Diante dos custos elevados com a manutenção das infraestruturas privadas, as empresas devem considerar dividir boa parte de seu workload com a nuvem pública.

Além de oferecer redução de custos com TI, essa modalidade permite mais agilidade na entrega de demandas, além de facilitar a implementação de novas tecnologias. Outra previsão da Gartner para 2020 é que, até lá, a nuvem híbrida seja a forma de cloud mais utilizada pelas empresas em todo o mundo.

Expansão do conceito da Internet de Tudo (IoE)

Depois de muito se ouvir sobre Internet das Coisas (IoT), o conceito da Internet de Tudo (IoE) se estabelecerá como uma nova onda. Se por um lado a primeira está relacionada a máquinas fazendo conexões com outros máquinas, esta última, como o nome já diz, se refere a uma comunicação mais abrangente, envolvendo também pessoas, dados e processos.

Nesse âmbito, a computação em nuvem terá uma função importante na capacidade da IoE para realizar processos como coleta de dados, interações entre diferentes agentes e análises. O IoE também permitirá que o usuário obtenha informações exclusivas sob demanda.

Inteligência Artificial e Machine Learning

A Inteligência Artificial tem revolucionado a indústria e deve ser a mais disruptiva das tecnologias nos próximos dez anos, de acordo com a Gartner. Um levantamento realizado neste ano pela consultoria aponta que 14% das companhias já utilizam a IA e quase 50% deve empregá-la no próximo ano.

Nesse sentido, a Machine Learning (ML) segue como uma das principais tendências do IA para o mercado em 2020. Além do emprego da tecnologia propor experiências já conhecidas, como nos serviços de streaming e assistentes virtuais, veremos também eventos como a ascensão do Deep Learning, da interface para voz, do Edge Intelligence (EL), como também do uso do (ML) para transferência de aprendizado. Um exemplo desse último é a adoção dessa tecnologia para aplicação na educação e aprendizagem.

PaaS terá aderência significativa

Uma das modalidades em nuvem que terá maior crescimento será a Plataforma como serviço (PaaS). Segundo um relatório da KPMG, a aderência desse serviço terá um crescimento expressivo até 2020, passando de 37%, em 2017, para até 56% de adoção no próximo ano.

Essa ferramenta representa um ambiente hospedado na nuvem para suportar importantes ações, como criação, testes, desenvolvimento e gerenciamento de aplicações. Algumas das principais vantagens do PaaS são a redução de custo com infraestrutura, otimização da segurança de dados e sistemas, aumento de produtividade e comunicação, como também pela capacidade de escalabilidade mesmo com grandes picos de acesso.

Foco na segurança

Os últimos anos registraram o maior número de ataques cibernéticos da história e é natural que as pessoas sintam-se receosas quanto ao uso das novas tecnologias. No entanto, no que tange o segmento do cloud computing, a segurança deve permanecer como um dos principais focos dos provedores de serviço.

Nos próximos meses, essas empresas devem se concentrar em lançar soluções mais sofisticadas e seguras no mercado, capazes de armazenar, transmitir e operar grande volume de dados com alta segurança.

Um outro fator para isso são as leis e regulamentos para proteção de dados, como o GDPR (General Data Protection Regulation) e LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), por exemplo.

Nesse aspecto, a BRLink desenvolveu o Cloud Insights, uma funcionalidade com a qual os usuários possuem diretrizes, relatórios e políticas para aplicação de padrões de segurança em seus ambientes em nuvem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.