7 técnicas para aumentar sua influência na liderança

No trabalho, influência é a capacidade de mover o pensamento, as ações ou as decisões de alguém de uma forma que avance seus objetivos de negócios

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4:33 pm - 10 de setembro de 2021

Como executivo de TI, sua capacidade de influenciar outras pessoas no local de trabalho é um componente essencial do sucesso profissional. Pense em todas as vezes em que você precisa da ajuda ou aprovação de seus colegas executivos para atingir seus objetivos.

Isso inclui tudo, desde obter o suporte de seus parceiros de negócios em uma importante iniciativa de TI ou facilitar a adoção em toda a empresa de uma tecnologia implementada recentemente até aumentar a conscientização sobre ameaças à segurança cibernética ou convencer um fornecedor a fornecer seus melhores consultores. A lista continua e continua.

Aqui estão sete técnicas que o ajudarão a maximizar sua influência no local de trabalho.

1. Ação e reação

Com essa técnica de influência, como o nome sugere, você age de uma maneira específica com o objetivo de fazer com que os outros também ajam de uma determinada maneira. Para citar Steve Jobs, “Um líder lidera pelo exemplo, quer ele pretenda ou não.” A melhor maneira de fazer sua equipe de TI agir de maneiras específicas, como impulsionar a inovação ou fornecer atendimento proativo ao cliente interno, é exibir essas ações você mesmo.

2. Liderar o comitê

Quando um comitê ad hoc começa, ele segue os mesmos quatro estágios de desenvolvimento do grupo que as equipes permanentes formalizadas. Esses quatro estágios, baseados na pesquisa de Bruce Tuckman, em 1965, são formação, storming, normatização e atuação.

Portanto, quando um grupo ad hoc começa, se você assume um papel de liderança inicial, simplesmente lidando com a logística do grupo (quando e onde o grupo se reúne, a agenda da reunião, etc.), este papel de liderança inicial começa a solidificar a cultura do grupo, referido como “normatização” no modelo de Tuckman. Se essa normalização tiver você como o líder do grupo inicial, há uma grande probabilidade de que continue durante a vida do comitê em questão.

Além disso, como as pessoas no comitê são provavelmente colegas com quem você trabalha de outras maneiras, seu papel de liderança no comitê pode ser levado a outras interações profissionais com esses mesmos indivíduos.

3. Motivação do fornecedor

A melhor maneira de obter o melhor suporte do seu fornecedor é sendo seu melhor cliente. Não me refiro em relação ao seu volume de compras, o que certamente ajuda; Quero dizer, fornecendo a eles as coisas não financeiras que eles mais desejam. Para fornecedores maiores, podem ser uma referência de cliente para seu site, falando em sua conferência de grupo de usuários, referências a outros clientes em potencial, participando de seu programa beta ou outros itens relacionados. Para fornecedores menores, poderia simplesmente pagar sua fatura rapidamente para ajudar a aumentar seu fluxo de caixa.

Esses tipos de atividades não financeiras podem motivar seus fornecedores a retornar seu compromisso com o bem-estar de sua empresa, fornecendo a você seus melhores consultores, adicionando o recurso necessário na próxima versão de seu software ou simplesmente certificando-se de atender o telefone quando você ligar.

4. Um objetivo alinhado

Por volta de 1985, li o rótulo que dizia: “A arte da política é permitir que outras pessoas façam as coisas do seu jeito”. Esta é a essência da questão de ter uma visão/objetivo alinhados. Ou seja, em vez de tentar influenciar alguém para ajudá-lo a cumprir seu objetivo, faça com que eles acreditem que esse também é o objetivo deles. Faça com que a pessoa (ou grupo) acredite que o problema que você está tentando corrigir também é o problema dela e faça com que sua visão para corrigi-lo também seja sua visão para corrigi-lo.

Se a sua visão se torna a visão deles, então não é necessária mais influência, e agora vocês estão trabalhando juntos em direção a um objetivo comum.

5. Pegando o caminho certo

Se você posicionar o que está tentando fazer como bom para os funcionários, sua empresa, seus clientes ou o mundo, é difícil discordar de você. Por exemplo, digamos que seu grupo de TI atualmente oferece suporte a quatro ferramentas de visualização de dados diferentes, mas semelhantes, e você gostaria de consolidar em uma única ferramenta. Se você apresentar a consolidação como uma forma de aumentar a lucratividade da empresa, permitir que os funcionários sejam mais facilmente transferidos para diferentes partes da empresa e melhorar os relatórios da alta administração, será mais difícil para as pessoas discordarem de sua iniciativa do que se você simplesmente a descrever como corte de custos .

6. Negócios em primeiro lugar, tecnologia em segundo

Descrever uma iniciativa de TI de uma perspectiva de negócios ajuda primeiro aqueles fora da TI a entender seu valor e impacto nos negócios e eles estarão mais dispostos a apoiá-la. Por exemplo, em vez de nomear um projeto de atualização de CRM “Atualização do CRM 3.2”, denomine-o “Análise aprimorada do cliente de CRM”. Essa simples mudança de nome torna muito mais provável que os interessados ​​em análises de clientes apoiem seu projeto. Se você então implantar a técnica nº 5 e descrever o projeto como uma forma de aumentar as vendas, a participação no mercado e a vantagem competitiva, será muito mais difícil argumentar contra o projeto.

7. Presença influente

As seis primeiras técnicas de influência podem ser muito eficazes para influenciar outras pessoas no local de trabalho, mas apenas se as pessoas certas estiverem ouvindo. Para empregar totalmente o poder dessas seis primeiras técnicas, você também deve aumentar sua presença pessoal de influência. Ou seja, quanto mais você é pessoalmente respeitado, maior sua influência organizacional, mais forte sua reputação profissional e mais provável que as pessoas o levem a sério e sigam sua direção influente.

Depois de dominar essas técnicas, compartilhe-as com os membros de sua equipe. Ajudar seus profissionais de alto potencial a aprimorar sua presença influente e fornecer-lhes instruções sobre como influenciar seus parceiros de negócios e partes interessadas no projeto o ajudará a construir uma organização de TI mais eficiente e eficaz.

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