7 principais tendências de Business Intelligence para 2021

Graças aos benefícios de IA, machine learning, PNL e nuvem, BI passou por transformação significativa nas organizações

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10:15 am - 16 de agosto de 2021

O Business intelligence não está morto. E não está sendo substituído pela inteligência artificial. Na verdade, o Business Intelligence (BI) está vivo e bem; está se tornando mais fácil de usar, está se expandindo para mais funcionários, está mudando para a nuvem, está se tornando integrado em pacotes de software ERP e CRM mais amplos e agora abrange IA e machine learning.

De acordo com os números de participação de mercado de 2020 da IDC, o mercado global total de Business Intelligence e Analytics atingiu US$ 19,2 bilhões, crescendo 5,2%, apesar das convulsões econômicas relacionadas à pandemia. Olhando para o futuro, espera-se que o crescimento do BI acelere à medida que as empresas se concentram na transformação digital e em maneiras mais inteligentes de usar os dados para impulsionar os negócios.

Os líderes de mercado são as empresas mais poderosas do setor – Microsoft, SAP, Salesforce, IBM, SAS e Oracle. Por outro lado, esses líderes representam apenas cerca de 60% do mercado, então há muito espaço para inovadores como o ThoughtSpot e o Alteryz construir uma sequência.

Ainda assim, o BI existe desde sempre e pode-se argumentar que foi um pouco insatisfatório. Os golpes contra o BI são que ele é muito difícil para o trabalhador médio usar, que ele produz relatórios sofisticados e oferece painéis coloridos que não ajudam os funcionários a resolver problemas de negócios do mundo real e que requer muito trabalho inicial – criação de catálogos de dados, construção de data warehouses e assim por diante.

Carsten Bange, Fundador e CEO do BARC Research Center, diz que antes da pandemia, o BI era visto por alguns como uma tecnologia legada que, em muitos casos, não valia a pena o investimento. Isso “mudou drasticamente”, diz Bange. Os resultados da nova pesquisa mostram que as empresas estão voltando sua atenção para o BI mais uma vez, pois reconhecem a necessidade de obter um entendimento mais profundo de suas cadeias de suprimentos, de mudar rapidamente o comportamento do consumidor e de seus próprios processos de negócios.

“Analytics baseada em ciência de dados é uma alta prioridade”, entre as empresas pesquisadas no relatório Data, BI e Analytics Trend Monitor 2021 da BARC, acrescenta ele.

Aqui estão algumas das principais tendências em BI para 2021 em diante.

IA e machine learning oferecem possibilidades empolgantes

A tendência mais significativa em BI é a integração de IA e machine learning. “Uma nova era de analytics aumentada” começou, declara Dan Vesset, Analista da IDC. “A funcionalidade analytics habilitada para IA necessária para trazer esta nova geração de software de BI para as massas ainda é incipiente, mas as tendências históricas sugerem que levará menos de 10 anos para que esta geração de software de BI alcance a adoção dominante”.

Boris Evelson, Analista da Forrester Research, acrescenta que o “BI aumentado” (BI clássico aumentado com IA) tem o potencial de “transformar o usuário empresarial médio em um cientista de dados cidadão”. O objetivo é permitir que cientistas que não trabalham com dados façam previsões, análises preditivas, detecção de anomalias e outras funções relacionadas ao BI “com um único clique”, de acordo com Evelson.

Além disso, os sistemas de machine learning podem ser executados em segundo plano e resolver o problema de “não saber o que você não sabe”. Os sistemas de machine learning podem identificar padrões interessantes nos dados e alertar o usuário final de uma forma que nunca poderia ser realizada de outra forma, diz Evelson.

Bange acrescenta: “A analytics aumentada descreve recursos que complementam as capacidades humanas com machine learning para unir a solução criativa de problemas com reconhecimento de padrão incomparável para obter o melhor dos dois mundos. O principal objetivo é tornar analytics e BI mais fáceis de usar, para diminuir a barreira de entrada para usuários casuais e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e eficácia dos usuários avançados”.

Adoção da nuvem aumenta no mundo pós-Covid

A adoção do software de BI na nuvem tem sido uma tendência há algum tempo, mas certamente acelerou devido à pandemia, que forçou os funcionários a trabalhar em casa e obrigou a TI a fornecer acesso remoto aos principais aplicativos de negócios.

Bange diz que 50% das novas implantações de BI são na nuvem, o que representa um aumento constante ano após ano. As vantagens do BI baseado em nuvem incluem acessibilidade para usuários remotos, escalabilidade, elasticidade e velocidade de implantação. Além disso, à medida que as empresas se sentem mais confortáveis ao mover grandes conjuntos de dados para a nuvem para fins de backup e para executar aplicativos, é mais provável que elas mudem armazéns de dados e analytics de dados para a nuvem. “Os líderes de analytics preferem trazer analytics para os dados, e não o contrário”, diz Bange.

O processamento de linguagem natural dá um passo à frente

A menos que você seja um cientista de dados, formular a consulta certa pode ser difícil. A resposta é construir processamento de linguagem natural em sistemas de BI, para que o funcionário médio possa simplesmente fazer uma pergunta e obter uma resposta. O processamento de linguagem natural não apenas permite que os funcionários treinados em BI façam melhor uso das ferramentas de BI, mas permite que as empresas estendam o BI mais e mais profundamente em toda a organização.

Embora o processamento de linguagem natural seja certamente uma tendência interessante, também é justo dizer que ainda não está totalmente lá. “Traduzir a linguagem natural em uma consulta precisa pode ser muito desafiador”, diz Evelson. “Você nem sempre obtém a resposta certa na primeira tentativa. Talvez você obtenha centenas de respostas”, semelhante ao que acontece quando você faz uma pesquisa no Google. Os sistemas de linguagem natural ainda requerem um pouco de ajuste, acrescenta.

BI torna-se incorporado em plataformas de CRM e ERP

Seja por meio de aquisição ou desenvolvimento interno, os fornecedores de CRM e ERP estão incorporando BI em suas plataformas. Por exemplo, a Salesforce comprou o líder de BI Tableau em 2019 e rapidamente integrou o software em sua plataforma de CRM baseada em nuvem.

A vantagem, de acordo com Vesset, é que o BI evolui de um processo separado e desconectado para se tornar uma parte integrante do fluxo de trabalho do processo de negócios. O BI integrado pode ajudar as empresas a automatizar as etapas envolvidas em um processo de negócios, o que proporciona maior velocidade e melhor desempenho.

Surgem novas maneiras de apresentar informações por meio da narrativa

No BI tradicional, o sistema produz relatórios e painéis repletos de gráficos coloridos, mas essa apresentação, embora inteligente, pode não ser a melhor ou a mais útil maneira de apresentar informações a usuários não técnicos. Bange diz que uma contra-tendência aos “visuais altamente sofisticados” é uma mudança em direção à narrativa em vez de despejo de dados.

Usando os princípios de uma disciplina chamada “design de informação”, os fornecedores de BI estão simplificando suas apresentações de uma forma que conduz o usuário por um problema ou situação particular e não apenas apresenta dados brutos, mas também fornece recomendações sobre o que fazer. É mais provável que esse tipo de narrativa inclua uma narrativa textual para acompanhar todas as imagens chamativas.

BI torna-se operacional

O BI clássico entrega relatórios em uma programação fixa, semanal ou mensal, por exemplo. Mas isso não é mais suficiente no ambiente de negócios competitivo de hoje, em que as decisões precisam ser tomadas em tempo real. Com o BI operacional, também conhecido como inteligência operacional (OI), dados de várias fontes, incluindo comportamento do consumidor e interrupções na cadeia de suprimentos, são coletados e analisados.

O sistema de BI é então capaz de fornecer recomendações para decisões rápidas, como atribuir mais recursos a uma função específica ou responder a uma condição de negócios em rápida mudança, diz Bange. Com o BI operacional, os painéis podem ser atualizados automaticamente em intervalos fixos, como a cada hora, e o sistema pode disparar alertas para notificar as equipes operacionais de que há um problema que precisa ser resolvido ou uma oportunidade emergente que pode ser explorada.

O BI de sucesso continua a exigir um trabalho inicial

As próprias ferramentas de BI estão bem estabelecidas, mas muitas empresas lutam para implementar o BI porque não fizeram o trabalho de preparação necessário. “A tecnologia está madura”, diz Evelson. Os obstáculos existem no lado das pessoas e do processo da equação. As empresas precisam construir uma cultura baseada em dados. Eles precisam treinar funcionários.

De acordo com a última pesquisa da BARC Research Center, quando os entrevistados foram solicitados a classificar suas prioridades para 2021, o gerenciamento de qualidade de dados e a descoberta de dados encabeçaram a lista. Analytics avançada e machine learning ficaram em 11º lugar, o que não significa que as empresas não estejam interessadas em IA. Isso significa que “as empresas estão lutando para adaptar os mecanismos de machine learning quando a base – dados de boa qualidade e acessíveis – ainda não foi alcançada”. Bange diz que as empresas “parecem estar voltando às raízes e se concentrando no básico do uso e gerenciamento de seus dados antes de mudar as prioridades para métodos avançados”.

A recomendação de Evelson para CIOs é “entrar em uma plataforma de nível empresarial imediatamente”, seja para atualizar uma versão mais antiga de uma plataforma de BI atual ou ir com um novo fornecedor. Ele ressalta que apenas entre 20-30% dos dados que poderiam ser usados para analytics estão atualmente sendo puxados para o data warehouse empresarial médio. BI é “um investimento em tudo o que um CIO precisa ter para ter sucesso”, acrescenta.

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