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7 maneiras de elevar sua função de CIO

Ser um CIO nunca foi tão importante. As principais tendências de TI, incluindo segurança e proteção de privacidade, computação em nuvem, machine learning e forças de trabalho remotas, bem como o cumprimento de uma avalanche de mandatos regulatórios, elevaram o cargo de CIO a um nível de importância igual ou até superior ao de colegas executivos de nível C. Infelizmente, em muitas empresas, no entanto, a percepção da administração sobre os CIOs permanece firmemente enraizada no passado.

Cabe aos próprios CIOs expandir seu papel na empresa movendo-se para áreas de negócios antes consideradas fora dos limites ou, até recentemente, que nem existiam. “Já se foram os dias em que o CIO era um gerente de custos de TI de back-office”, declara Chris Scheefer, Vice-Presidente de Indústria Inteligente da empresa de consultoria e serviços de tecnologia Capgemini Americas. “O CIO de hoje deve se adaptar e se tornar um estrategista de negócios, um inovador digital e um orquestrador de negócios”.

Você está pronto para a tarefa? Se sim, aqui estão sete passos que o ajudarão a construir um papel maior e mais gratificante para si mesmo.

1. Posicione-se como um agente de mudança

Do front office ao back office, o CIO precisa operacionalizar a estratégia e ser um agente de mudança, levando novas habilidades e talentos ao negócio. “O papel do CIO, por meio de tecnologias digitais aplicadas, é construir resiliência, agilidade organizacional e se tornar o motor para escalar novas tecnologias e inovações em uma vantagem competitiva sustentável”, diz Scheefer.

A chave para o sucesso, acredita Scheefer, é se tornar o veículo do C-suite para impulsionar a estratégia de negócios e a transformação em ritmo e escala. “Isso significa se tornar mais do que um mecanismo para entrega e gerenciamento de projetos de tecnologia”, observa ele. Trata-se de trazer uma perspectiva orientada a resultados e valor para o trabalho, juntamente com um plano sólido para ativar a estratégia de forma holística”.

Com muita frequência, os CIOs trabalham de forma reativa, esperando que os negócios cheguem até eles. O envolvimento proativo e a construção de uma organização de TI integrada às operações de front-office são essenciais para o sucesso, diz Scheefer. Isso significa incorporar e integrar equipes nas principais prioridades estratégicas e fornecer métricas compartilhadas às partes interessadas do negócio para garantir uma parceria de sucesso.

2. Concentre-se nos resultados, não nas tecnologias

Muitos, talvez até a maioria, dos membros da equipe executiva não estão particularmente interessados em tecnologia, mas todos estão interessados em aprender como a inovação pode beneficiar a empresa. “Não se esconda no porão”, aconselha John Abel, CIO da empresa de equipamentos de rede Extreme Networks. “A pior coisa a fazer como CIO é não se envolver com as partes interessadas executivas”.

Abel sugere criar e liderar reuniões mensais com a equipe executiva para trazer transparência ao planejamento e operações de TI. “Para desempenhar um papel maior, um bom primeiro passo é garantir que suas discussões sejam relevantes para as pessoas com quem você está falando”, diz ele. Saiba quais são os itens de atalho e traga-os para a mesa para diálogo e contribuições. “Isso permitirá que o CIO esteja melhor posicionado na empresa e mais propenso a ser incluído no processo de tomada de decisão”, explica Abel.

3. Crie valor comercial

Quando a TI começar a fornecer valor em termos de lucros obtidos em vez de simples reduções de custos, os colegas começarão a ver o CIO sob uma luz totalmente nova e positiva.

“Isso mudará a percepção do papel do CIO”, diz Brian Jackson, Diretor de Pesquisa na Prática de CIO da empresa de consultoria e pesquisa tecnológica Info-Tech Research Group. “Quanto mais o CIO puder apoiar os negócios com os principais recursos de tecnologia, mais os colegas vincularão seu sucesso à formação de um forte relacionamento com o CIO”.

O CIO consegue um lugar na mesa principal de tomada de decisões quando a TI está madura o suficiente para entregar iniciativas que melhoram diretamente o modelo de negócios da organização, diz Jackson. “Se o CIO puder gerar novas receitas, fornecer pontos de contato voltados para o cliente e orientar a tomada de decisões orientada por dados, eles se tornarão parte integrante da estratégia corporativa”.

Os CIOs também devem considerar a participação em associações profissionais que lhes permitam reunir-se com seus pares. “Pode ser especialmente perspicaz discutir desafios e oportunidades com outros CIOs do mesmo setor”, observa Jackson. “É uma maneira de descobrir alguns atalhos para resolver problemas.”

4. Seja aberto, franco e honesto

Para construir um papel maior, os CIOs devem articular claramente o que podem e o que não podem fazer com os recursos à sua disposição. “Aprender a apresentar as necessidades cibernéticas por meio de uma lente de gerenciamento de risco, com uma perspectiva financeira clara, é um ótimo ponto de partida”, sugere Tommy Gardner, CTO do provedor de serviços e tecnologia governamental HP Federal. “A combinação de uma forte opinião de especialistas apoiada por dados é poderosa e elevará o papel do CIO”.

Gardner diz que os CIOs também precisam educar o C-suite sobre o fato de que a TI e a segurança estão em constante evolução e precisam ser constantemente avaliadas e apoiadas de cima para baixo. “Tornando isso uma conversa aberta e mostrando o ROI ao longo do tempo, os CIOs podem posicionar melhor a si mesmos e suas equipes como parte integrante das operações da organização”.

5. Procure aconselhamento externo

Os relacionamentos são construídos ouvindo, diz Rebecca Fox, CIO do grupo da consultoria de segurança NCC Group. Portanto, nunca deixe de procurar aconselhamento externo e imparcial ao enfrentar um desafio particularmente difícil. “Conseguir ajuda para criar esse roteiro é realmente útil”, observa Fox. “Também é mais difícil para os líderes empresariais seniores dispensar conselhos externos – com isso, eles são mais propensos a agir”.

Construir uma rede de colegas líderes de TI para interagir com frequência é fundamental, diz Prasad Ramakrishnan, CIO do provedor de SaaS Freshworks. “Na TI, não se trata apenas do que você sabe, mas também de quem você conhece”, observa. “Por exemplo, se você precisa contratar alguém para resolver um problema muito específico, quem você conhece para fazer o trabalho direito?”

Ramakrishnan sugere participar de fóruns do setor e incentivar os membros da equipe a participar também. “Os aprendizados coletivos dessas interações do setor podem reunir você e fornecer as ferramentas necessárias para resolver problemas de negócios”.

6. Busque agilidade

Tecnologias emergentes e demandas de clientes e funcionários em evolução mudaram para sempre o papel do CIO. “Hoje, o CIO está realmente integrado”, diz Florian Roth, Diretor Digital e de Informações do provedor de aplicativos e tecnologia de negócios SAP SE. “O mandato é ser ágil; para projetar e implantar ativamente tecnologias inteligentes e sustentáveis”.

Roth observa que seu mandato mudou drasticamente nos últimos anos. “De um gerente de TI clássico a um parceiro estratégico que molda ativamente a empresa inteligente e sustentável e a transformação digital”, explica ele. “O papel do CIO mudou de impulsionador de eficiência para impulsionador de crescimento, de provedor de sistemas focado no gerenciamento de operações tradicionais de TI, para tomada de decisões estratégicas, moldando e criando a transformação digital”.

Roth aconselha os CIOs a fazer um balanço das lacunas que precisam ser preenchidas, incluindo talento e tecnologia, e priorizar tecnologias que impulsionarão a visão estratégica da empresa. “Os negócios estão sendo puxados em muitas direções diferentes e há um número infinito de oportunidades para a tecnologia apoiar objetivos mais amplos da empresa”, diz ele.

7. Aprimore sua estratégia

“O que tendemos a fazer com a estratégia é torná-la longa e complicada”, diz Christine Ashton, CIO da SUSE, fornecedora de soluções de código aberto. Ainda assim, não precisa ser assim. “Se você olhar para algumas das maiores empresas de tecnologia hoje, elas são boas em reexecutar seu processo de estratégia em intervalos mais curtos”, observa ela.

A pandemia deixou claro que as estratégias podem ser restritivas e não devem limitar a necessidade de ser ágil. “Não se trata de focar em tudo de uma vez, mas focar nas alavancas de valor que mais importam para o negócio”, diz Ashton.

Em vez de esperar um ano ou mais para ver se uma determinada estratégia está funcionando, Ashton recomenda realizar exercícios de estratégia frequentes e precisos. “Ao adotar uma abordagem de ponta a ponta baseada em valor, você pode classificar os resultados projetados de acordo com a forma como eles contribuem para fechar a lacuna geral da sua estratégia”, diz ela. “Dessa forma, você está em uma posição muito melhor para controlar o escopo e fornecer benefícios reais mais rapidamente e em fases”.

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