7 dicas para evitar golpes e fraudes nas compras do dia dos namorados

Momento é importante para o varejo brasileiro, mas deixa consumidores mais expostos a riscos nas compras online ou presenciais

Author Photo
5:15 pm - 07 de junho de 2021
compras online cartão Foto: Adobe Stock

Comemorado anualmente em 12 de junho, o dia dos namorados é um momento importante para o varejo brasileiro. Mas assim como qualquer outro evento de compras que estimula o consumo, a data também gera um aumento no número de tentativas de golpes e fraudes por criminosos e cibercriminosos.

Com o aumento do volume de compras online, que ganhou força durante a pandemia da Covid-19, boa parte das ameaças se escondem no e-commerce. A reabertura parcial de alguns setores do comércio, no entanto, também traz riscos para clientes que optam por compras físicas, e exigem atenção redobrada.

Para mitigar os riscos de se fazer compras online ou presenciais nesta data, o Itaú Unibanco reuniu sete dicas para que consumidores estejam atentos a possíveis golpes e fraudes. Confira:

Atente-se aos links

Nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados. Para prevenir a fraude, acesse o site oficial da loja, digitando o endereço dela em seu navegador, e confira se a informação a respeito dos valores é verdadeira.

Utilize o cartão virtual

Sempre utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro, mais prático e evita dores de cabeça desnecessárias.

Confira antes de preencher seus dados

Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, cheque novamente no navegador se o endereço do site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.

Atenção aos dados do vendedor

Ao pagar uma compra na internet via boleto, transferência ou PIX, sempre confira se o nome do destinatário é o correto para receber o pagamento.

Cuidado com ofertas de brindes e presentes

Desconfie caso alguém vá até você para entregar brindes ou presentes. Não permita que tirem foto sua, nem colham suas digitais para registrar qualquer contato ou recebimento.

Cheque sempre se o valor está correto

Ao passar o cartão em uma maquininha, confira se o valor está correto antes de digitar a senha. Nunca coloque sua senha em aparelhos “com aparente defeito”, que não mostrem o valor. E, ao digitar a senha, não permita que a vejam.

O cartão é todo seu

Não tire os olhos o dele. Após fazer o pagamento pessoalmente, sempre confira o seu nome no cartão que lhe foi devolvido e, sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.