Categories: Notícias

7 CEOs indicam livros para inspirar uma liderança de sucesso

A trajetória de um líder de sucesso na maioria das vezes é inspirada por um repertório teórico. Desta forma, leituras com grandes referências podem servir de alicerce para desvendar os segredos de uma boa gestão diante do desenvolvimento de uma equipe e da transformação digital de um modelo de negócio.

Pensando nisso, CEOs de empresas que se destacam no mercado corporativo em diferentes segmentos contam quais best-sellers estão por trás dos seus sucessos e desafios. Confira as sugestões a seguir e boa leitura.

1. “A Cura de Schopenhauer”

Marcelo D’Arienzo, CEO da Wine, clube de assinatura de vinhos, destaca neste livro a narrativa interessante do ambiente de terapia em grupo. A leitura abre a perspectiva de que o comportamento e dinâmica da terapia de grupo podem ser aplicados tanto no trabalho quanto na vida pessoal.

A leitura permeada de filosofia e psicanálise surge com enredo munido de questionamentos sobre dilemas da vida, entre eles, o amor e a morte. A obra provoca uma reflexão sobre condicionalismos sociais e diálogos realistas.

2. “Antifrágil: coisas que se beneficiam com o caos”

A leitura indicada por Roberto Oliveira, CEO da Take, empresa especializada em soluções conversacionais e chatbots, propõe soluções para vivermos em um mundo complexo. A obra de Nassim Nicholas Taleb indica que é necessário construir coisas mais resistentes ao imponderável, ou seja, que sejam antifrágeis, e ensina como reverter uma crise a seu favor. Em outras palavras, o livro fala sobre a capacidade de resistir e suportar situações extremas, sofrendo assim, o menor índice de prejuízos possível.

Antifrágil propõe uma análise das próprias fraquezas como estratégia para driblar possíveis falhas na carreira. Adotar essas medidas é ter em mente que lidar com fatores inesperados e externos são primordiais para a “sobrevivência” diante da desordem.

3. “Empatia assertiva”

Esta é a aposta de César Rossi, CEO do Grupo BWG, empresa de tecnologia com foco em soluções para o RH. A obra da autora Kim Scott, expõe o desafio da empatia sob a liderança no espaço organizacional.

A humanização das relações interpessoais é a palavra-chave da narrativa que garante resultados positivos de um líder de sucesso. Portanto, tratar de empatia é entender seus colaboradores, se importar pessoalmente, retribuir com um feedback e proporcionar um ambiente de trabalho agradável, produtivo e permeado de colaborações.

4. “The Hard Thing about Hard things”

A obra de Ben Horowitz, um dos empresários mais respeitados e experientes do Vale do Silício, é a recomendação de Flávia Deutsch, CEO e co-fundadora da Theia, plataforma que ajuda pais e mães que trabalham.

O livro oferece conselhos essenciais sobre a criação e administração de uma startup – sabedoria prática para gerenciar os problemas mais difíceis que a escola de negócios não cobre, com base no popular blog de ben. O livro inspirou e ajudou Flávia a ter uma visão ampla do empreendedorismo.

5. “Um novo jeito de trabalhar”

A indicação de Marcel Lotufo, co-fundador e CEO da Kenoby, software de recrutamento e seleção, foi escrito por Laszlo Bock. O livro enfatiza que o “jeito Google” de tratar os funcionários é para que cada pessoa se sinta como fundador da empresa. É também acreditar que as pessoas são essencialmente boas.

A obra, inspirada nas ideias de bastidores do Google, ajuda a enxergar de outra maneira a forma de liderar, mostrando detalhes do recrutamento e seleção com foco na cultura da empresa. Não é à toa que “Um novo jeito de trabalhar” foi eleito um dos melhores livros de negócios pelo The Economist. O livro traz uma visão arrojada, nova e prática de transformação do futuro do trabalho.

6. “The Last Arrow”

O livro de Erwin Raphael McManus, proposto por Ulisses Cardinot, fundador e CEO da International School, programa de educação bilíngue para as escolas, apresenta um roteiro para uma vida que desafia as probabilidades e altera os destinos de pessoas que arriscaram tudo por um sonho.

Ulisses afirma que a obra teve papel importante na concretização dos seus propósitos de vida. “Eu me identifiquei muito com esse livro, pois, além de sonhador, sou prova viva e pude concretizar um sonho em realidade. Vivo a magia de transformar vidas por meio da educação todos os dias. O livro está sendo muito interessante para o meu momento de vida e, sem dúvida, é uma dica de leitura incrível e que vale muito a pena”, garante.

7. “Good Strategy Bad Strategy: A diferença e por que é importante”

João de Paul, CEO da Origin, plataforma de bem-estar financeiro que ajuda as empresas a aliviar o estresse financeiro dos funcionários, recomenda o livro de Richard Rumelt.

A obra mostra que tem havido uma tendência de comparar valores de torta de mamão e maçã, pacotes fofos de chavões, slogans motivacionais e metas financeiras com “estratégia”, desmistificando os dois mundos e despertando a compreensão do poder de uma “boa estratégia” aplicada aos negócios.

 

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

17 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

19 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

19 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

21 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

23 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

24 horas ago