Notícias

6 lacunas entre líderes e funcionários que podem minar a experiência do trabalho

O modelo de trabalho híbrido para o futuro do trabalho já é uma ideia consolidada para a maioria das empresas, no entanto, uma lacuna entre colaboradores e executivos sobre essa experiência prejudica o nível de competitividade das organizações. Estudo realizado pela consultoria Gartner mostra que a percepção sobre a experiência do trabalho remoto é diferente para esses profissionais. Enquanto 75% dos líderes entendem que já atuam sob uma cultura organizacional flexível, somente 57% dos funcionários acreditam na mesma coisa.

Conforme os empregadores implementam suas futuras estratégias de trabalho, incluindo decisões em torno do trabalho híbrido e maior flexibilidade, o Gartner identificou o surgimento de uma lacuna entre as percepções dos executivos e dos funcionários sobre o futuro da experiência do funcionário.

“Examinamos as principais áreas cruciais para o planejamento da experiência do funcionário no futuro e descobrimos uma dissonância significativa entre o sentimento do funcionário e do executivo em todos os aspectos”, disse Alexia Cambon, Diretora de Prática de RH do Gartner. “Se não for tratada, esta divisão pode levar a uma falha crítica em construir confiança e adesão dos funcionários para planos de trabalho futuros”.

A pesquisa Gartner Hybrid Work Employee 2021, realizada com 4.000 funcionários em janeiro de 2021, revela as seis lacunas de percepção que os empregadores devem resolver:

Cultura de flexibilidade

Segundo o estudo, 75% dos líderes executivos acreditam que já estão operando dentro de uma cultura de flexibilidade, mas apenas 57% dos funcionários indicam que sua cultura organizacional abraça o trabalho flexível. Além disso, quase três quartos dos executivos acreditam que a empresa entende como os padrões de trabalho flexíveis oferecem suporte aos funcionários, mas apenas metade dos funcionários compartilha dessa visão.

“Os funcionários não acham que sua necessidade de flexibilidade é vista como um fator de desempenho”, disse Cambon. “Mais preocupante é a clara lacuna no que diz respeito à autonomia sobre a decisão de trabalhar com flexibilidade – 72% dos executivos concordam que podem trabalhar seu próprio acordo de trabalho flexível com seu gerente, enquanto apenas metade dos funcionários sentem que têm o mesmo privilégio”.

Estrutura remota

A maioria dos executivos (80%) acredita que tem a tecnologia que precisa para trabalhar remotamente com eficácia, enquanto somente dois terços (66%) dos funcionários concordam com essa afirmação. Na verdade, 59% dos funcionários e 76% dos executivos concordam que sua organização investiu em fornecer-lhes recursos para trabalhar remotamente da mesma maneira que fariam no escritório.

A lacuna entre executivos e funcionários em sua capacidade de trabalhar em casa tende a prejudicar ainda mais os funcionários, se os tornar menos propensos a tirar vantagem da flexibilidade, diz o relatório do Gartner.

Nível de confiança

Apenas 41% dos funcionários concordam que a liderança sênior age em seu melhor interesse, em comparação com 69% dos executivos. Os executivos também têm maior probabilidade de se sentirem confiáveis quando se trata de trabalhar em casa, com 70% concordando que sua organização confia nos funcionários para não abusar da flexibilidade de trabalho, em comparação com 58% dos funcionários.

“Sem confiança, os funcionários podem ter receio de compartilhar suas opiniões honestas sobre como, onde e quando querem trabalhar”, disse Cambon. “De acordo com nossa pesquisa mais recente sobre trabalho híbrido, apenas 56% dos funcionários concordam que se sentem bem-vindos para expressar seus verdadeiros sentimentos no trabalho, em comparação com 74% dos executivos”.

Escuta ativa

Apenas 47% dos funcionários acreditam que a liderança leva sua perspectiva em consideração ao tomar decisões, enquanto 75% dos líderes seniores acham que sim. Essa divisão se estende para saber se os funcionários acreditam que seu ambiente de trabalho inclui um conjunto diversificado de necessidades e preferências dos funcionários; enquanto 72% dos executivos acreditam que seja esse o caso, apenas 59% dos funcionários pensam o mesmo.

Comunicação

Há uma clara desconexão entre como os executivos e funcionários percebem o conteúdo e a eficácia da comunicação de sua organização. Por exemplo, 71% dos executivos concordam que a liderança em sua organização expressou preferência que as condições de trabalho voltem ao modelo pré-pandêmico, enquanto apenas 50% dos funcionários têm a mesma impressão.

Propósito

As organizações estão se esforçando mais do que nunca para criar um propósito comum, mas a pesquisa do Gartner revela que, embora 77% dos executivos concordem que se sentem parte de algo importante em sua organização, apenas 59% dos funcionários pensam da mesma forma.

O foco crescente na diversidade, equidade e inclusão nos últimos 18 meses mostrou como os diferentes segmentos de funcionários se sentem sobre a diversidade de sua organização. Mais de dois terços (70%) dos executivos acreditam que os gerentes em suas organizações são tão diversos quanto a força de trabalho mais ampla em suas organizações, em comparação com apenas 52% dos funcionários.

Recent Posts

MakeOne anuncia nova divisão focada em soluções de inteligência artificial

A MakeOne, empresa de soluções de comunicação unificada, mobilidade, CX e consultoria, anunciou sua nova…

7 horas ago

33% das empresas no Brasil aproveitam inovações tecnológicas para atingir metas de sustentabilidade, aponta estudo

Em um estudo recente intitulado "The Global Sustainability Barometer", realizado pela Ecosystm e divulgado pela…

10 horas ago

Investigação da Justiça dos EUA examina alegações de fraude na Tesla

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos lançou uma investigação sobre a Tesla, visando alegações…

11 horas ago

Restrições dos EUA à Huawei impactam receita da Intel e mercado de semicondutores

As recentes restrições impostas pelos Estados Unidos à Huawei, uma das maiores empresas de telecomunicações…

12 horas ago

HP lança programa para parceiros focado em venda de IA

A HP anunciou essa semana o “go-live” de um conjunto de novos benefícios para parceiros…

13 horas ago

Visa aprimora uso de IA generativa em solução de pontuação antifraude

A bandeira internacional de pagamento Visa intensificou o uso de inteligência artificial generativa (GenAI) em…

14 horas ago