Notícias

6 dicas para empreender em um negócio alinhado com suas características

Quando a crise acontece, para muitos o jeito é se lançar no mundo do empreendedorismo. De acordo com dados do Portal do Empreendedor, do Governo Federal, o número de microempreendedores individuais (MEIs) no país cresceu 10,2% no primeiro semestre de 2020, chegando a mais de 10 milhões de registros. Mas, você não precisa se aventurar e empreender sem antes receber algumas dicas, não é mesmo?

Muitos profissionais se veem na necessidade de ter um negócio próprio e podem procurar soluções rápidas, com resultados que não são os esperados. Assim, para ter sucesso nos negócios é importante ter em mente a importância de unir seus propósitos profissionais ao novo negócio, para que todo o potencial do empreendimento seja alcançado.

Veja também: Pesquisa aponta que 43% das empresas não têm de continuidade

Veja abaixo 6 dicas da especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, para entender como unir propósito, estratégia e metodologia pode dar um up no desafio de ser dono do próprio negócio.

Conheça a si mesmo

Trabalhe o autoconhecimento para aprender a focar a mente e o coração em uma única direção. Em um cenário de pandemia, muitas emoções ficam à flor da pele e para agir com sabedoria é necessário não perder a conexão com seu propósito.

Faça um boa seleção antes de empreender

Identifique três tipos de negócios que te inspire, independentemente se estão na sua área de interesse. Depois, extraia de cada um deles o máximo de aprendizados divididos em: o que devo fazer e o que não devo fazer.

Converse com especialistas

Encontre duas pessoas que tenham experiências positivas na sua área de interesse e extraia de cada um deles o máximo de aprendizados, como o que funciona e o que deixar de lado. Empreendedorismo também é relacionamento.

Parta para a ação

Transforme os aprendizados em ações. Reúna tudo que viu e ouviu e comece a tirar suas ideias do papel ou aprimorar seu projeto.

Colha opiniões de negócio

Apresente seu projeto para três pessoas e entenda a opinião delas. Essas dicas podem ser essenciais em qualquer ideia que você queira empreender. Cuide para que essas pessoas tenham diferentes bagagens para que você receba conselhos de aspectos divergentes.

Esteja disposto a melhorar sempre

Aprimore seu projeto e desenvolva a oferta do produto e serviço, monte uma boa apresentação, pois agora chegou a hora de apresentá-lo para 3 possíveis clientes, isto é, pessoas que possuam as características de quem você gostaria de atender.

Recent Posts

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

19 horas ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

20 horas ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

20 horas ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago

Tecnologia como protagonista em discussões de comitês empresariais

Entre os líderes de TI brasileiros, 77% têm a perspectiva de manter ou crescer o…

2 dias ago

Infraestrutura de TI também precisa evoluir para apoiar a sustentabilidade

Durante o IT Forum Trancoso, as discussões sobre sustentabilidade estão diretamente ligadas à evolução de…

2 dias ago