Notícias

6 dicas para combater o roubo de identidade digital

Outubro está chegando e, com ele, o mês da cibersegurança que nos relembra da importância de sempre cuidar da proteção de dados em dispositivos eletrônicos. Entre os principais problemas que podem acontecer o roubo de identidades é um dos que mais acontecem na atualidade. A primeira vista, pode parecer sem sentido se preocupar com alguém roubando sua identidade, mas muita coisa pode ser feita com informações do tipo, como:

  • Abrir contas em novos cartões de crédito;
  • Fazer compras em cartões de crédito já existentes;
  • Fazer empréstimos e financiamentos de móveis e automóveis no nome de outra pessoa;
  • Solicitar o reembolso de impostos;
  • Abrir novas contas de telefone celular;
  • Enviar reivindicações de seguro fraudulentas; e muito mais.

Para se defender de eventuais dores de cabeça causada por um roubo de identidade, veja algumas dicas dos serviços LastPass e LogMeIn para não se dar mal no mundo digital:

Ativar alertas de fraude no relatório de crédito: Um alerta de fraude pode ser ativado nos relatórios de crédito pessoal do Serasa. Este alerta notifica terceiros de que eles devem tomar cuidado extra ao verificar uma identidade, como ligar diretamente para o usuário, por exemplo. Eles também ajudam a ficar à frente de quaisquer problemas no caso de suspeitas de roubo de identidade.

Monitorar as informações pessoais roubadas: Infelizmente, os dados são roubados na internet todos os dias. Dados pessoais, incluindo números de documentos, números de cartão de crédito, endereços de e-mail, números de telefone, aniversários, carteiras de motorista e muito mais, são coletados e vendidos na dark web.

Manter dispositivos limpos e atualizados: é importante certificar-se de atualizar regularmente softwares e hardwares, pois eles geralmente contêm correções de segurança importantes. Também é útil limpar regularmente o cache do navegador para remover cookies. Ao manter dispositivos limpos e corrigir problemas de segurança, vulnerabilidades que os ladrões podem explorar para roubar informações pessoais são eliminadas.

Veja também: Os 10 mandamentos para aproveitar ao máximo o home office

Suspeitar de pessoas que pedem informações: o ideal é examinar cuidadosamente os links, anexos e solicitações de informações. Também é importante tomar cuidado com a comunicação não solicitada, tanto de amigos quanto de estranhos. Quando não há certeza, uma boa dica é pedir mais detalhes e avisar conhecidos caso suas contas parecem ter sido hackeadas. Não se deve fornecer informações pessoais a ninguém pelo telefone, especialmente quando alegam ser o suporte técnico, o banco ou o Imposto de Renda.

Examinar regularmente contas e extratos: antes de pagar contas de cartão de crédito, revise todas as cobranças desde o último extrato. Quando houver contas médicas, é importante observar atentamente os custos e os detalhes da fatura. Verifique as contas bancárias e outras contas financeiras regularmente, monitorando todas as transações. Quanto mais cedo algo suspeito for detectado, mais cedo poderá acabar com o problema. Se tiver evidências de roubo de identidade, o ideal é seguir as do governo para relatar e remediar a situação. Destruir documentos físicos quando não forem mais necessários antes do descarte também é uma ótima ideia.

Proteger informações pessoais com segurança cibernética forte: proteja as contas online com senhas fortes geradas por aplicativos, e habilite a autenticação multifatorial sempre que possível. Outro ponto para se atentar e evitar o roubo da sua identidade digital: não compartilhe senhas com ninguém. E não se esqueça de atualizá-las imediatamente quando alguém não precisar mais de acesso a uma conta compartilhada. Outra dica é usar redes Wi-Fi protegidas por senha e nunca fazer nada confidencial quando estiver em uma rede Wi-Fi aberta e insegura.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

24 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

1 dia ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

1 dia ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

1 dia ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago