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6 dicas de currículo para analistas de negócios

Talvez você esteja interessado em um trabalho como analista de negócios, usando análise de dados para preencher a lacuna entre TI e negócios. Talvez você já tenha um diploma de bacharelado, mas está procurando pastos mais verdes – ou um salário mais alto. Para começar sua busca de emprego realmente, você precisa reunir seu currículo, de modo que seu perfil do LinkedIn e o e-mail que você está prestes a enviar para o seu futuro chefe entreguem o seu melhor.

Já lhe demos conselhos sobre currículo antes. Mas depois de falar com vários analistas de negócios atuais e antigos, bem como especialistas de carreira e aqueles que trabalham com (e contratam!) BAs regularmente, chegamos a algumas dicas personalizadas para os analistas de negócios.

Direcione seu currículo

Um dos clichês mais antigos dos livros é “vista-se para o trabalho que você deseja, não para o que você tem”. Ao procurar um emprego, seu currículo é a roupa que você está exibindo para potenciais empregadores – e você precisa corresponder ao senso de moda deles. Como Courtney Kirschbaum, Estrategista de Carreira Corporativa especializada em preparar profissionais corporativos para mudança de carreira e transições de carreira ascendentes, afirma: “Um currículo é escrito para o leitor, não para o candidato”.

“Preste atenção aos requisitos de trabalho para os quais você está se candidatando”, diz a Dra. Maria Mirzaei, Consultora de Carreira e Liderança que começou sua carreira como analista de negócios. “E certifique-se de estar alinhado com a descrição do trabalho. Se eles desejam um analista de negócios mais técnico, destaque suas habilidades técnicas. Se eles estão mais interessados em um BA orientado para negócios, então elabore seu conhecimento do setor – e use uma linguagem que demonstre seu profundo conhecimento do setor”.

Kirschbaum é ainda mais direto sobre como personalizar um currículo para o emprego específico para o qual você está se candidatando: “Seu leitor não responderá ao que você escreve, a menos que veja suas próprias palavras na página ou no perfil do LinkedIn”. Ela viu muitos currículos e sabe que muitos estão longe de ser específicos o suficiente.

“O conselho que eu daria a qualquer analista de negócios que leva sua carreira a sério: não carregue seu currículo e o LinkedIn com frases de efeito como ‘altamente motivado, proativo e team player’ ou ‘líder comprovado que ajuda organizações em suas transformações’”. ela diz. “Eles não funcionam e ainda comunicam que você não tem ideia de como agregar valor ou como dizer como agregar valor”.

Use projetos como os blocos de construção

Embora possa não parecer intuitivo ou confortável no início, a melhor maneira de estar pronto para uma virada na carreira é documentar o que você está fazendo agora para que possa se gabar mais tarde. Para um analista de negócios, isso significa manter o controle de projetos específicos para os quais você contribuiu, não apenas manter uma lista de empregadores.

“Registrar em um diário suas realizações e criar um portfólio completo dos resultados que você ajudou a entregar é uma das melhores coisas que você pode fazer para garantir que seu currículo seja o melhor possível”, disse Zoë Morris, Presidente da Mason Frank International. “Manter este registro de conquistas atualizado deve ser um exercício semanal – você deve vê-lo como uma pedra de toque em vez de uma tarefa árdua. É fácil esquecer projetos e as conquistas que resultaram deles, então manter um registro é extremamente importante”.

Tendo material de onde tirar fica mais fácil concentrar seu currículo em cada vaga de emprego. “Mapear suas vitórias significa que você pode ver seu próprio crescimento e pontos fortes pessoais à medida que avança, tornando muito mais fácil para você extrair as habilidades mais relevantes ao personalizar seu currículo para uma função específica de analista de negócios”, disse Morris.

Diane Davidson, proprietária da Clever Fox Advisory, concorda com essa abordagem voltada para projetos. Além disso, ela estrutura cada projeto em seu currículo usando o que ela chama de formato VAR (vision, action, result/ visão, ação, resultado):

  • Visão: “O objetivo desejado da iniciativa”.
  • Ação: “O papel que desempenhei no projeto”.
  • Resultado: “Este é o resultado do projeto, e a parte mais crítica. Sempre tento vincular o benefício a um valor monetário ou outra métrica”.

Davidson compartilhou um ponto de seu próprio currículo para demonstrar o que o formato VAR se parece com a prática:

“Gerente de melhoria contínua liderando as iniciativas de melhoria de processos relacionadas ao processo de compras gerenciadas centralmente (CMP) e estratégia de entidade legal virtual. Forneceu recomendações para desbloquear o valor aprisionado no processo CMP para atingir o cronograma de realização de benefícios de US $ 7 milhões para o terceiro / quarto trimestre. Transferido para o líder de implantação responsável por gerenciar a equipe de Melhoria de Desempenho para tratar de problemas operacionais e sistemáticos”.

Use números para contexto e narrativa

Outros especialistas com quem falamos concordam com Davidson que os números são importantes. Como analista de negócios, parte do seu trabalho será definir os números que iluminam os resultados dos processos de negócios, então é ainda mais importante que você mostre esses resultados em seu currículo.

“Se seus esforços melhoraram certas métricas, porcentagens e receitas, ou economizaram tempo, certifique-se de listar esses números”, diz Matt Collingwood, Diretor Administrativo da VIQU. “Esses sucessos tangíveis fazem sua experiência se destacar”.

Na verdade, não são apenas seus resultados que podem (e devem) ser quantificados em seu currículo, diz Kirschbaum; é tudo o que levou a eles também. “Obtenha o orçamento para cada projeto”, diz ela. “Conte os membros da equipe e fornecedores com quem você trabalhou ou supervisionou. Qual era o tamanho da empresa para a qual você trabalhava? Quantos funcionários eles tinham? Qual é o seu valor de mercado? Tudo isso importa”.

Mostre seu processo e suas ferramentas

Qualquer coisa que mostre em seu currículo como você entregou os resultados poderá ajudá-lo. “Embora quase todos os artigos para redação de currículos concordem que mostrar os resultados em seu currículo é fundamental, explicar como esses resultados foram alcançados costuma ser o diferencial”, afirma Alan Jacobson, Chief Data and Analytic Officer da Alteryx. “Um candidato que sabe como reprojetar um processo, alavancar análises e técnicas de automação de processo, com a capacidade de executar de maneira orientada a dados, é extremamente importante para a maioria das organizações”.

Explicar o ‘como’ também pode dar a outros itens em seu currículo peso e autoridade extras. “Quase todos os candidatos dirão que são avançados em coisas como Excel ou Python”, diz Lindsay Francis, Analista de Negócios na indústria editorial da cidade de Nova York. “Mas são mesmo? Talvez sim, mas talvez não. Certifique-se de especificar como usar esses programas e descrever os resultados que você produz”.

Na verdade, você deve cavar fundo em tudo o que fez para deixar claro o que você sabe como usar e o que estará pronto para fazer no primeiro dia. Anton Derkach, Gerente de Entrega da Intellectsoft, diz que os líderes de tecnologia envolvidos no processo de contratação desejam essas informações. “Seria ótimo especificar com quais artefatos o analista teve que trabalhar (backlog, epopeias, histórias de usuário, detalhamento do escopo do projeto, escopo do trabalho, solicitações de mudança, etc.) e quais ferramentas foram usadas para a documentação (Confluence, Jira, planilhas, e-mails, diagramas UML, etc.)”, diz ele.

Dito isso, adaptar seu currículo de acordo com seus leitores significa incluir vários níveis de conhecimento técnico, visto que provavelmente haverá mais de um leitor de seu currículo em qualquer lugar que você se inscrever. “Muitas vezes, um representante de RH será o primeiro a revisar seu currículo, portanto, sinta-se à vontade para descrever brevemente quais softwares e programas você usa”, diz Francis. “Se você usa o Tableau, pode acrescentar que este é um software de visualização de dados. Isso não apenas dará ao representante de RH uma ideia do software, caso não esteja familiarizado com ele, mas também ajudará a obter seu currículo por meio de quaisquer programas de filtragem automatizados que a empresa possa estar usando”.

Venda suas habilidades

Mesmo se você não tiver experiência específica para o setor para o qual está se candidatando, personalize seu currículo para o trabalho da melhor maneira possível, descobrindo as habilidades que você pode se gabar que podem ser aplicáveis. “A beleza de ser um analista de negócios é que é possível movimentar-se em diferentes setores”, diz Francis, cuja carreira começou na área de saúde antes de se mudar para o mercado editorial. “Apresentar habilidades adaptáveis e versáteis em seu currículo é uma ótima maneira de se destacar. Um gerente de contratação pode querer um candidato que esteja familiarizado com o setor – mas, na maioria das vezes, ele quer alguém que seja adaptável e capaz de fazer o trabalho”.

Isso é verdade se você é um analista de negócios novo em sua indústria-alvo ou se está procurando fechar seu primeiro emprego como BA, diz Collingwood, da VIQU. “Onde você exibiu habilidades de coleta de requisitos, investigou detalhes, ilustrou boa atenção aos detalhes e habilidades de gerenciamento de pessoas?”, ele pergunta. “Pense em onde você os usou em seus empregos anteriores ou até mesmo através de seu diploma”.

Mantenha-o curto, recente e livre de erros

Nós demos a você muitas sugestões aqui, mas não pense que isso significa que seu currículo deve ser um livro épico. “Seja conciso”, recomenda Collingwood. “Seu currículo deve ter duas ou três páginas, no máximo. Não fique tentado a escrever mais”.

Uma maneira de reduzir isso é mostrar seus últimos sucessos: “Certifique-se de que seus projetos mais recentes tenham mais detalhes, e as funções de uma década atrás recebam apenas uma única linha”, diz ele. (Embora isso não signifique que tudo deva ser uma lista estritamente cronológica; lembre-se do que dissemos sobre retirar os projetos mais relevantes para o seu trabalho-alvo.)

E, finalmente, Collingwood oferece o mesmo (muito bom) conselho que os candidatos a emprego recebem desde tempos imemoriais: “Isso parece óbvio, mas revise seu currículo. Já perdi a conta do número de vezes que os clientes chamaram os candidatos por prestar atenção aos detalhes e, como analista de negócios, a atenção aos detalhes é muito importante”.

Soletrar corretamente o nome da empresa para a qual deseja trabalhar não vai lhe dar esse emprego, mas soletrá-lo incorretamente certamente o fará perdê-lo.

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