Oficialmente reconhecida há oito anos, a área de Social Media tem crescido no País. O estudo “O Profissional de Inteligência em Mídias Sociais no Brasil”, realizado ao final de 2018, mostra que 21% dos entrevistados têm mais de oito anos de carreira. Apesar da profissão ainda não ter curso específico de graduação, há cursos que ajudam quem quer se preparar para atuar na área como Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing e Relações Públicas.
E também cursos livres mais focados no trabalho de mídias, como Comunicação em Redes Sociais, Gestão e Mídias Sociais, Gestão Estratégica, entre outros. Algumas das instituições que oferecem as opções são: IBPAD, ESPM, FGV. Pedro Barreto, pesquisador do Departamento de Inteligência da Vert Inteligência Digital e responsável pela edição 2018 da pesquisa sobre o setor afirma: “É uma profissão que está em alta, e que tem muita chance de crescimento. É também um campo muito bom para as mulheres, já que é um dos únicos, se não o único, em que elas ganham mais que os homens”.
Para se ter uma estimativa do crescimento da área, o Conselho Executivo das Normas-Padrão divulgou que o investimento em compra de mídia no primeiro semestre de 2018 foi de R$ 7,6 bilhões enquanto que no mesmo período de 2017, foram investidos R$ 7,4 bilhões.
Cursos livres:
Este curso mostra como coletar e gerar dados para visualizações e gráficos, calcular métricas, encontrar influenciadores e comunidades.
O curso é recomendado para profissionais interessados na compreensão dos comportamentos expressos online, com a utilização de técnicas etnográficas.
O monitoramento ajuda a compreender em tempo real o que o público quer e também qual o seu comportamento nas mídias.
O curso capacita profissionais para desenvolver uma visão analítica e crítica do marketing e também ensina a construir estratégias e metodologias.
Com foco nas definições de Marketing e nos conceitos de serviços e relacionamentos, o curso aborda análises sobre os conceitos de Branding e Marketing Digital, e ensina as diferentes ferramentas online, com observação no crescimento da internet.
Esses dois cursos ensinam a utilizar as ferramentas de para atingir o público certo daquela campanha, e analisar as métricas a serem utilizadas.
Os cursos foram listados de acordo com a procura dos profissionais da área que responderam à pesquisa. O setor ainda dispõe de bons salários para quem busca carreiras com alto retorno financeiro. De acordo com a análise os salários variam entre R$ 1.800 (iniciantes) e R$ 25 mil (experientes). “Essa área tende a crescer cada vez mais, os jovens estão conectados o tempo todo, e o salário também é um chamariz”, finaliza Barreto.
A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…
As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…
Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…
Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…
A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…
O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…