5G poderá chegar a Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa na sexta

As capitais deverão ter autorização em reunião extraordinária a ser realizada amanhã. São Paulo ainda não está preparada para implementação

Author Photo
10:51 am - 26 de julho de 2022
Dell

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) disse que Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS) deverão ter o 5G ativado na próxima sexta-feira (29). De acordo com a entidade, as cidades atendem aos requisitos necessários para a implementação da faixa 3,5 GHz.

No início de julho, o Ministério das Comunicações e a Anatel anunciaram que a cidade de São Paulo também receberia a frequência junto às outras capitais. Porém, isso não acontecerá neste momento. Segundo Moisés Moreira, conselheiro da Anatel e presidente do grupo responsável por acompanhar a implementação do 5G no Brasil, a capital paulista “ainda não cumpriu as condições necessárias que consistem no início das atividades”

“As exigências estão associadas à migração das parabólicas para a banda Ku (campanha de comunicação e distribuição de kits); na conclusão das atividades relacionadas à desocupação da faixa e 3.625 MHz a 3.700 MHz; e à mitigação de interferência na faixa de 3.700 MHZ a 4.200 MHz”, comentou o executivo.

Está prevista para quarta-feira (27) uma reunião extraordinária do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Na ocasião, os integrantes vão deliberar sobre a autorização para as cidades. Para Moreira, as três capitais receberão a aprovação.

O planejamento é que todas as capitais recebam a frequência até o dia 29 de setembro. Para os municípios que possuem população igual ou superior a 500 mil habitantes, a previsão de liberação é a partir de 1º de janeiro de 2023.

*Com informações da CNN

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.