5G: CommScope e Nokia desenvolvem antena Massive MIMO

Solução integrada permite a densificação de rede para acomodar o aumento no tráfego de dados móveis e a evolução para a nova tecnologia

Author Photo
1:08 pm - 26 de abril de 2018

A CommScope anunciou o desenvolvimento, em parceria com a Nokia, de uma solução de antena integrada Massive MIMO (multiple input/multiple output), que permite a densificação de rede para acomodar o aumento no tráfego de dados móveis e a evolução para a tecnologia 5G.

A solução de antena de beamforming Massive MIMO consiste de uma antena FDD-LTE dual-band da CommScope integrada a dois rádios Nokia AirScale, para oferecer 16T16R Massive MIMO em duas bandas simultaneamente. Esta solução de antena integrada aumenta a capacidade de uplink e downlink e oferece melhorias na cobertura das redes 4.9G.

“O caminho para chegar à tecnologia 5G inclui a evolução da atual rede 4G por meio de densificação, virtualização e otimização para garantir melhorias na experiência de banda larga móvel”, explica Ben Cardwell, vice-presidente sênior da CommScope Mobility Solutions. “A nova solução Massive MIMO combina o conhecimento de rádio da Nokia com a tecnologia de antena avançada da CommScope.”

A tecnologia de antena está evoluindo com as atuais implementações 4xMIMO, com quatro fluxos de dados de transmissão e recepção. A antena Massive MIMO é um grande avanço, com mais elementos para suporte a múltiplos usuários MIMO, beamforming e geralmente 8 ou 16 fluxos de dados, para permitir uma grande expansão na capacidade da rede. A antena Massive MIMO aumenta consideravelmente a eficiência espectral para oferecer maior capacidade de rede e cobertura mais ampla, garantindo desempenho da rede LTE próximo dos níveis da 5G.

A nova solução de antena de beamforming Massive MIMO estará disponível no segundo semestre de 2018 para implementação comercial.

Tags:
5G

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.