597 sites e apps compartilham meus dados com o Facebook

Rede social pode receber, em um único dia, mais de 2 mil interações que usuários fazem em sites e aplicativos

Author Photo
5:06 pm - 29 de janeiro de 2020

O Facebook admitiu em dezembro de 2019 que pode monitorar usuários mesmo que não estejam usando a rede social ou com a localização desativada. Nesta semana, a companhia compartilhou como esse trabalho “stalker” funciona e uma ferramenta para seus usuários desativarem o rastreio.

A “Atividade fora do Facebook”, como descreve a rede social, reúne informações compartilhadas de parceiros. Uma série de empresas, sites, aplicativos e mais compartilham informações com ela sobre usuários.

Toda essa gama de informação serve para que os anúncios sejam melhor direcionados. Agora, com a nova ferramenta, os 2 bilhões de usuários da rede social podem escolher apagar e desvincular seus dados.

Em partes, isso também compromete a experiência com publicidade direcionada. Ao desativar suas atividades fora do Facebook, a rede social não exclui permanentemente os dados coletados.

E o que o Facebook pode saber sobre você, mesmo que você não esteja usando a rede social?

  • Ele pode saber se você abriu um aplicativo específico;
  • Se você fez algum login usando a conta do Facebook;
  • Se você visualizou algum tipo de conteúdo;
  • Se você procurou por algum item;
  • Se você adicionou um item ao “carrinho de compras”;
  • Se você fez uma compra ou doação.

Porém, o Facebook destaca que “não contém a sua atividade mais recente”. “Pode demorar alguns dias para que uma atividade realizada seja exibida na atividade fora do Facebook”, diz a empresa.

A rede social também aponta que recebe mais detalhes do que exibe na nova aba. Isto acontece “por motivos técnicos e de precisão”.

Como o Facebook faz isso?

Por exemplo: com esses dados, o Facebook pode mostrar anúncios considerados relevantes e personalizados; sugerir grupos, eventos ou itens do Marketplace; ajudar a descobrir novas empresas e marcas; identificar atividade suspeita e mais.

Mas a empresa destaca: “não vendemos suas informações para ninguém”. Empresas ou organizações também são proibidas de compartilhar informações confidenciais, financeiras ou de saúde.

Pessoalmente falando, sou um usuário nada assíduo do Facebook. Há alguns anos deixei a rede social bem de lado e, vez ou outra, entro em minha conta porque alguém me enviou algum link; ou para para confirmar presença em eventos como aniversários de amigos. De fato, raramente entro no facebook.com.

Entretanto, minha aba Atividade fora do Facebook mostra que 597 aplicativos e sites compartilham minhas informações com a rede social. O último registro é de 27 de janeiro, quando 35 fontes enviaram dados sobre minha navegação.

facebook registro de atividades

Como é possível identificar na imagem acima, cada endereço fez pelo menos 20 interações com o Facebook. Em alguns casos, mais de 800 interações foram feitas, enquanto outros fizeram pouquíssimas.

A soma dos 35 apps e sites que compartilham meus dados de navegação com o Facebook somente no dia 27 resulta em 2.005 interações. Os registros são dos últimos 180 dias de navegação e podem ser acessados nesta página.

Este número pode ser muito maior ou menor, dependendo de cada usuário e do tipo de navegação. Mas não deixa de ser assustador – lembrando, também, que o Instagram faz a mesma coisa.

Na ferramenta, é possível acessar suas informações por categoria, baixá-las e definir padrões para o futuro.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.