Notícias

57% dos brasileiros acreditam que IA traz mais vantagens que desvantagens

Quase seis em cada dez brasileiros (57%) acreditam que serviços e produtos que usam Inteligência Artificial trazem mais vantagens que desvantagens, segundo uma pesquisa feita pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial. O índice é maior que a média registrada nos 28 países que integram o levantamento (52%).

Os entrevistados na China (78%), Arábia Saudita (76%) e Índia (71%) são os mais confiantes nos benefícios do uso de IA em produtos e serviços. Na França, apenas 31% dos entrevistados acreditam que a utilização de inteligência artificial proporciona mais vantagens que desvantagens – é o menor índice entre os países pesquisados, seguido por Canadá (32%) e Holanda (33%).

Leia também: Social commerce poderá chegar a US$ 1,2 trilhão em 2025

O levantamento também questionou se os entrevistados consideram ter um bom entendimento do que é inteligência artificial. No Brasil, 69% responderam que sim. Na África do Sul, o índice chegou a 78% – o maior entre os países que participam. Já o Japão, mundialmente conhecido por seus avanços em IA, registrou o menor índice de autodeclaração (41%) – muito abaixo da média global (64%).

Um pouco mais da metade (51%) dos entrevistados brasileiros acreditam que produtos e serviços que utilizam inteligência artificial mudaram profundamente suas vidas nos últimos cinco anos. Para 61%, a tecnologia vai promover mudanças profundas nos próximos cinco anos. Um conjunto ainda maior de brasileiros (65%) acha que o uso de IA no cotidiano torna a vida mais fácil.

A Ipsos também perguntou quais áreas eles acham que serão mais impactadas pela Inteligência Artificial nos próximos anos. Para os brasileiros, as três áreas mais citadas serão a educação, a segurança e o trabalho (as mesmas mencionadas pela média das 28 nações pesquisadas). A exceção fica por conta de China e Estados Unidos – ambos os países citaram os transportes e o entretenimento como as áreas que serão mais impactadas pela IA no futuro.

Recent Posts

OpenAI enfrenta novas queixas de privacidade na UE

A OpenAI encontra-se novamente no centro das atenções devido a preocupações crescentes com a privacidade…

1 hora ago

Acordo bilionário entre Google e Apple está sob escrutínio antitruste

Um caso antitruste em curso nos Estados Unidos revelou um acordo financeiro substancial entre o…

2 horas ago

Afya adquire Unidompedro e Dom Luiz e expande vagas em Salvador

A Afya, empresa de educação e soluções médicas mineira, anunciou na semana passada a aquisição…

4 horas ago

Pesquisa: empresas confiam em jornada de IA, mas subestimam problemas

Uma pesquisa encomendada pela Hewlett Packard Enterprise (HPE) indica que quase metade (44%) dos líderes…

5 horas ago

Object First anuncia expansão no Brasil e América Latina

Cerca de um ano após lançar operações nos Estados Unidos e no Canadá, a Object…

6 horas ago

Fundo sueco EQT Partners vai adquirir a WSO2

A WSO2, empresa americana de tecnologia conhecida pelo uso de código aberto, anunciou no começo…

7 horas ago