50% dos brasileiros abandonariam serviço online que sofreu violação

Estudo da Kaspersky mostra aumento da preocupação dos consumidores sobre guarda de dados pessoais. Maioria pede mais transparência

Author Photo
4:28 pm - 14 de abril de 2021

Metade dos consumidores (50%) brasileiros diz que abandonaria um provedor de serviços online se ele sofresse uma violação de dados. Mais de um quarto (76%) se preocupa com o monitoramento constante de atividades online em sites e serviços, e o uso indevido desses dados irrita 68%, que afirmam que não usariam mais o provedor por medo de que as informações fossem vendidas a terceiros.

É o que revela um estudo conduzido pela empresa de segurança Kaspersky com 15 mil consumidores em todo o mundo, inclusive no Brasil. As conclusões mostram os consumidores estão entendendo mais sobre privacidade de dados e as responsabilidades das empresas sobre eles.

Leia mais: Brasil aparece mal em índice que mede conhecimento em cibersegurança

Para a empresa, o contexto da pandemia parece ter despertado maior consciência sobre a quantidade de dados compartilhada e quais as consequências. No Brasil, 60% dos consumidores querem que as empresas sejam transparentes no processamento de dados, 58% acreditam que deveriam ser mais claras sobre como sua tecnologia funciona e 53% apelam aos governos para que sejam transparentes sobre coleta e gestão de dados.

Ainda assim essa preocupação não impede os consumidores de adotarem novos serviços: 75% dos brasileiros afirmam que os aplicativos e serviços digitais que usam tornam suas vidas mais fáceis.

Para mais informações, o relatório (em inglês) pode ser lido nesse site.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.