5 tendências tecnológicas que envolverão pagamentos digitais

Author Photo
10:02 am - 06 de março de 2017

O Mobile World Congress, tradicional evento anual focado em tecnologias móveis, realizado na última semana na Espanha, trouxe as principais tendências e conceitos do setor, além de inovações aplicáveis ao mundo real que mudarão a forma como as pessoas vivem, trabalham, pagam e se divertem.

Neste cenário, a Visa destacou cinco dessas tendências tecnológicas discutidas nas quais a evolução dos pagamentos terá papel de destaque.  Confira mais detalhes no infografico produzido pela empresa.

1. Internet das Coisas (IoT)
A primeira delas é a ativação no comércio da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). A Visa espera liderar os esforços que farão da IoT uma forma de comprar conveniente e segura para os consumidores. Por isso, tem apostado em colaborações com a IBM e outras parceiras, como Giesecke & Devrient, Gemalto e Inside Secure, para que as empresas possam introduzir experiências de pagamento seguras em toda a Internet das Coisas (IoT), transformando wearables, carros, eletrodomésticos e quaisquer dispositivos conectados em potenciais pontos de venda. Trata-se de uma grande oportunidade para os 20,8 bilhões de coisas conectadas que deverão chegar ao mercado global até o ano de 2020 (Gartner). A combinação de IoT com pagamentos poderá ajudar a acelerar a chegada dos carros conectados, que têm o potencial de fazer coisas como ajudar o motorista a encontrar uma vaga para estacionar e a pagar por ela, reduzir os tempos de espera nas cabines de pedágio, e mais.

2. Tokenização
Ao repensarmos o ponto de venda para um mundo digital totalmente novo, não podemos nos esquecer da segurança. A tokenização tem tudo a ver com inovação na IoT. O Programa Visa Ready fornece aos fabricantes de dispositivos IoT um caminho para a integração em dispositivos conectados, viabilizando pagamentos seguros com os mais diversos objetos, de relógios a carros. Por meio do Visa Ready, os fabricantes conseguirão implementar o padrão da indústria para pagamentos digitais – a especificação da EMVCo para a tokenização de pagamentos. Com isso, os parceiros atuam como solicitantes de token por meio do Serviço Visa Token (VTS), que substitui informações sensíveis da conta, como os 16 dígitos do número da conta por um identificador digital único chamado token.

3. Biometria
Novas tecnologias surgem a todo momento para que comércios e consumidores façam transações totalmente integradas e seguras. A autenticação de pagamentos via impressão digital, íris ou reconhecimento de voz pode aumentar os índices de conversão dos pagamentos digitais. A Visa está trabalhando com a BioConnect, provedora de uma plataforma de identidade biométrica, para oferecer formas de autenticação de pagamento sem o uso de senha e alternativas ao reconhecimento de voz.

4. Realidade Virtual
Imagine como seria assistir a uma corrida de carros do ponto de vista do piloto ou experimentar uma roupa que você viu em um site – no conforto do seu lar. As promessas da realidade virtual estão mais próximas do que nunca. Existe hoje uma ênfase crescente ao uso de tecnologias e ferramentas de realidade virtual em experiências que vão além de recreação e jogos – por exemplo, experiências de comércio. No espaço de inovação da Visa, durante o MWC, foi possível experimentar a realidade virtual usando o Visa Checkout para comprar um ingresso para a Fórmula E, fazendo o pagamento via voz, por exemplo.

5. Inteligência Artificial
Os chatbots também são uma forma comparativamente simples de inteligência artificial. Quando usados para fins de suporte em aplicativos automotivos e como assistentes virtuais, eles são capazes de revolucionar a experiência do cliente. Os chatbots servem de ferramenta para pagamentos digitais em apps como o Facebook Messenger, que já abraçou a tecnologia. Em uma versão beta fechada, para desenvolvedores, o Facebook Messenger permite a realização de pagamentos diretamente em chatbots, sem enviar os usuários para um site externo. Durante o MWC, foi possível conferir o Bixby, novo assistente de voz da Samsung, que virá a oferecer mais uma opção para os pagamentos digitais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.