Categories: Notícias

5 tendências tecnológicas móveis

A Capgemini, provedora de serviços de consultoria, listou cinco tendências tecnológicas com foco em mobilidade que devem guiar o mercado nos próximos anos. Na era da transformação digital, dispositivos móveis e aplicações inovadoras, que promovam uma experiência positiva do consumidor, serão essenciais para o sucesso do negócio. Veja abaixo:

1. Transformação móvel nas lojas
Segundo a Capgemini, será um passo importante para varejistas e expositores. Formação de clientela, promoções personalizadas, check-out assistido, pontos de venda móveis e gestão de inventário desempenharão papel fundamental. Localização e aplicações com base em big data também ganhará mais destaque.
2. Aumento da adoção de pagamentos móveis
Enquanto tecnologia Near Field Communication (NFC), que permite a troca de informações sem fio de forma segura entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro, não se mostre ainda atraente ou mesmo viável no Brasil, com o lançamento da Apple Pay e a integração NFC, pagamentos móveis terão uma tração significativa. Veremos uma enorme quantidade de novos meios de pagamento sendo lançados. Haverá aumento na adoção de plataformas concorrentes, como o Google Wallet e PayPal.
3. Mobilidade vs. Desktop
Segundo a Capgemini, a “lacuna de aplicações” vai encolher. Isso porque, com uma força de trabalho mais móvel, surgiu uma diferença notável entre desktop e dispositivo móvel. Haverá crescimento dos novos tipos de aplicações eficientes para a empresa – especialmente utilizado para a priorização inteligente de tarefas, que as localiza com agilidade e elege as mais importantes. Isso inclui inteligência embarcada, que analisa e prevê o comportamento do usuário e suas preferências, a fim de personalizar a experiência única do profissional.
4. Segurança
A segurança móvel pós-Snowden continuará a ganhar força em razão do aumento da mobilização empresarial. O amadurecimento das ofertas de Enterprise Mobility Management (EMM) também será impulsionado, à medida que mais empresas migrarem de formatos pilotos para a implantação em larga escala.
5. Mobilidade e Convergência da internet das coisas (IoT, na sigla em inglês)
A Convergência da IoT e mobilidade decolarão como os sistemas preferenciais para os executivos de gestão de inventário e de vendas. A procura de soluções móveis baseadas em dispositivos vestíveis, como Google Glass e Apple Watch, começará a ser mais intensa no próximo ano. Aplicativos vestíveis de cuidados com a saúde terão maior aceitação. Carros conectados e Automação Predial também terão registrarão cobertura mais ampla.

Recent Posts

Humanware Journal: previsões para o mercado de tecnologia nos próximos anos

Que tal fazer um diário do futuro para que possamos revisitá-lo? Essa foi a proposta…

5 horas ago

O desafio da interseção entre IA e princípios éticos no código

Num cenário empresarial cada vez mais competitivo e tecnologicamente avançado, a adoção de uma abordagem…

6 horas ago

Tecnologia apoia a comprovação do ROI de ações ESG

A comprovação do retorno sobre o investimento (ROI) de ações ESG é um dos principais…

1 dia ago

EXCLUSIVO: Procergs migra dados para a nuvem em caráter de urgência por risco de inundação no RS

Em resposta imediata a uma catástrofe natural, a Procergs, responsável pela gestão da tecnologia da…

1 dia ago

Arquiteturas híbridas de cloud: por que o tema voltou à tona?

Os resultados da pesquisa "Antes da TI, a Estratégia 2024", apresentados durante o IT Forum…

1 dia ago

GDM e Black & Decker: casos de uso com a IA generativa

Mais da metade (69%) das empresas brasileiras dizem já ter alguma iniciativa em IA tradicional…

2 dias ago