5 tendências para a Transformação Digital em 2020

Com a chegada de um novo ano, é essencial estar atento a todos os movimentos inovadores que podem otimizar ainda mais seus negócios

Author Photo
8:40 am - 19 de dezembro de 2019

A tecnologia segue crescendo exponencialmente, de modo que, ano após ano, espera-se que as empresas se posicionem de forma cada vez mais disruptiva. Seja através da implementação de soluções que otimizem os processos cotidianos, meios que auxiliem o relacionamento com o consumidor ou ferramentas que ofereçam maior segurança na análise de dados, a verdade é a transformação digital veio para ficar, e quem duvida desta afirmação, coloca em risco toda a estrutura de seus negócios.

Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pelo Gartner, a expectativa de investimentos e gastos com TI para 2020 terá crescimento de 3,7% em relação as projeções para este ano, alcançando cerca de US$ 3,88 trilhões. Desta maneira, a tendência é que as aplicações em IA, IoT, Big Data e Analytics aumentem, proporcionando melhoras, tanto na capacidade de decisão e gestão quanto no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Diante deste contexto, para que as companhias consigam acompanhar o ritmo da transformação digital, é essencial estarem atentas aos movimentos de inovação e às tendências tecnológicas dos próximos anos. Pensando nisso, listo a seguir as 5 principais tendências que transformarão o setor empresarial no próximo ano:

Influência do Analytics

Não há dúvidas de que a informação é, há cada dia, mais essencial para a competitividade e o bom posicionamento empresarial. À vista disso, soluções de Analytics têm um grande potencial, obtendo e analisando dados. Afinal, seguir a intuição ou tomar decisões sem qualquer base analítica não são mais opções viáveis para qualquer segmento corporativo. O futuro está nos dados e eles, com toda certeza, guiarão a empresa, identificando problemas, oportunidades e soluções.

Machine learning e Inteligência Artificial auxiliando na obtenção de dados

Para a obtenção de dados cada vez mais assertivos à empresa, além do investimento em Analytics, é preciso buscar por soluções de machine learning e IA. Isso porque a junção dos três conceitos possibilitará velocidade, escalabilidade e conforto na análise de dados. Deste modo, dados complexos serão analisados em uma fração do tempo que um ser humano levaria dias para concluir, visto que algoritmos de machine learning e IA são extremamente eficientes nesse processo.

O potencial do 5G

Grandes empresas de telecomunicação já estão trabalhando para que dispositivos 5G estejam no mercado nos próximos anos. Sendo assim, além da otimização na velocidade de aparelhos, este conceito possibilitará avanços que impulsionarão, aliado ao crescimento da Internet das Coisas (IoT), cidades e carros inteligentes, por exemplo.

Experiência do cliente

O sucesso da transformação digital está ligado diretamente às experiências do consumidor. Assim sendo, a tendência é que no próximo ano as empresas – de todos os segmentos da economia global – impulsionem investimentos em UX (User Experience) e CX (Customer Experience) na mesma medida que soluções de IA ou Analytics, por exemplo. O consumidor está no comando agora e entender isso é urgente.

Privacidade digital

Mesmo que o investimento na análise de dados seja uma das principais tendências para 2020, é preciso que as organizações garantam a privacidade de dados pessoais de clientes e usuários (medida já estabelecida na Europa e nos EUA). Com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados no Brasil, que está prevista para entrar em vigor já no ano que vem, o posicionamento e a competitividade também serão ancorados na capacidade de cada organização de atuar de forma responsável pela proteção dos dados.

Fique atento também ao papel da transformação digital na busca por um mundo mais sustentável

De acordo com um relatório realizado pela empresa americana Equinix, a sustentabilidade será uma iniciativa das empresas de excelência. Pensando nisso, podemos esperar que nos próximos anos a transformação digital passe a movimentar a economia mundial em direção a uma base progressivamente sustentável. Isso porque, com a conscientização e o engajamento em questões que afetam o planeta cada vez mais presente entre a população, é possível que as organizações priorizem por soluções inovadoras que possibilitem a prevenção e a sustentabilidade ambiental.

*Rodrigo Granja é Innovation Partner na LogiThink, empresa a serviço da reinvenção da tecnologia. A companhia é o novo nome do braço tecnológico do Grupo b2finance, que atua com Auditoria e Outsourcing e é associada à KRESTON, uma das maiores autoridades do mundo no assunto

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.