5 sinais de que você precisa melhorar a conexão internet na empresa

D-Link lista recomendações para garantir acesso de qualidade

Author Photo
9:13 am - 09 de agosto de 2018
redes redes

Lentidão, processos no acesso e outros tantos problemas podem ser sinais de que sua conexão na empresa precisa melhorar. A D-Link listou cinco sinais nesse sentido. Confira abaixo.

1. Nem todo mundo consegue se conectar na Wi-Fi

Quando há muitas pessoas conectadas via Wi-Fi em sua empresa, e algumas simplesmente não conseguem se conectar pelo congestionamento de dispositivos, é um sinal de que o seu roteador ou dispositivo Wi-Fi não está dando conta.

Como melhorar?

O equipamento mais indicado para Wi-Fi em empresas é o Access Point Corporativo, dispositivo que possui processadores bem mais potentes que suportarão uma grande quantidade de conexões.

2. Wi-Fi não dá conta de trafegar dados de um sistema pesado ou servidor, sendo necessário utilizar conexão via cabo nesses casos

Roteadores comuns são focados no público doméstico e não costumam suportar uma grande quantidade de tráfego de dados.

Como melhorar?

Nesse caso, pelo mesmo motivo acima, o mais recomendado é utilizar também o Access Point Corporativo, por conta do processador. O dispositivo suporta um tráfego de dados muito mais pesado sem travar ou prejudicar quem está conectado.

3. Preciso de mais alcance Wi-Fi dentro de minha empresa

Aqui existem duas soluções ideais para você conseguir cobrir a sua empresa inteira com Wi-Fi:

– Access Points
Sim, os Access Points serão citados em basicamente todas as categorias, pois são realmente a melhor alternativa. No caso de alcance, os APs atuais possuem uma alta potência para cobrir todo o seu escritório, mas a grande vantagem é poder colocar mais de um Access Point em sua rede. É possível utilizar até 1000 APs para cobrir TODOS os cantos do ambiente corporativo.

– Powerlines
Uma outra solução é o Powerline, que também pode ser utilizado em pequenas e médias empresas. Sua função é transmitir a rede pela fiação elétrica, fazendo com que esta vá da sala de máquinas até a sala de reunião pela eletricidade. Isso faz com que não haja interferências no Wi-Fi.

4. Os usuários conseguem se conectar, porém reclamam muito da qualidade

Caso a internet contratada no estabelecimento tenha uma boa velocidade, mas mesmo assim os usuários reclamam da qualidade do Wi-Fi, o problema pode ser a velocidade wireless do equipamento.

Existem diversas velocidades Wi-Fi no mercado, desde 150Mbps até 2600Mbps, e quanto mais velocidade, mais qualidade e desempenho serão entregues para quem está conectado.

Muitas vezes uma rede Wi-Fi consegue cobrir a empresa inteira, mas mal dá para navegar na internet por conta da velocidade wireless do roteador ser muito baixa. Para solucionar isso, é necessário utilizar equipamentos com alta velocidade Wi-Fi e garantir qualidade para todos que estão conectados.

Como melhorar?

O modelo indicado para essa situação é o Access Point Corporativo DAP-2610, que possui até 1200Mbps no total, sendo ideal para escritórios, universidades e outros estabelecimentos que se preocupam com a qualidade e desempenho da rede sem fio.

5. Sinto que os usuários estão conectando os seus dispositivos pessoais e, por conta disso, perdendo foco e desempenho no trabalho

Caso haja necessidade de fazer algum tipo de restrição ou controle de sua rede Wi-Fi, os Access Points Corporativos são ideais, já que dentro deles é possível criar até oito redes diferentes e dedicar uma apenas para os dispositivos profissionais, uma outra para dispositivos pessoais com limitação de conteúdo, de velocidade, ou até mesmo de horário.

Além disso, é possível ativar algumas proteções para a sua rede interna, fazendo com que os dispositivos pessoais não consigam ter acesso a rede interna da sua empresa, tendo acesso apenas à internet.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.