5 recomendações para evitar ciberataques envolvendo o saque do FGTS

Author Photo
3:47 pm - 10 de março de 2017
SONY DSC

Hoje, 4,8 milhões de brasileiros nascidos nos meses de janeiro e fevereiro poderão receber o pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Tem direito a sacar o dinheiro quem pediu demissão ou foi demitido por justa causa até 31/12/2015 e tem uma da empresa em que trabalhava com saldo no FGTS.

Esse benefício, no entanto, tem chamado a atenção de cibercriminosos, que usam o tema como isca para ataques virtuais. Para se proteger, a Kaspersky Lab recomenda aos usuários que:

1. Prefira os canais oficiais
Tentativas de consultas do saldo do FGTS, calendário de pagamentos e outros assuntos relacionados ao pagamento devem ser feitas somente no site da Caixa, digitando o endereço do site diretamente na barra do navegador, evitando buscar o site em motores de busca. Criminosos compram anúncios em buscadores para colocar o site falso entre os primeiros resultados.

2. Cuidado com seus dados pessoais
Jamais informe seu nome completo, CPF, PIS/PASEP ou algum outro dado pessoal em sites, perfis em redes sociais ou qualquer outro meio eletrônico que não pertença as instituições responsáveis pelo pagamento. Se tiver dúvida é melhor parar o processo do que entregar suas informações nas mãos de sites desconhecidos.

3. Proteja seu roteador
É comum que criminosos configurem falsos sites informativos nos quais scripts irão tentar alterar as configurações de DNS do seu roteador, basta para isso visitar a página. Para evitar o golpe configure a senha do seu roteador diferente da senha padrão, que vem de fábrica. Use uma senha complexa, com letras, números e símbolos.

4. Cuidado com apps móveis
Instale apenas o app de consulta ao FGTS oficial da Caixa, evite instalar apps de terceiros e fornecer seus dados neles.

5. Use um bom programa antivírus
Ele irá bloquear o acesso aos sites maliciosos, scripts que tentam alterar seu roteador e assim você terá uma navegação mais tranquila.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.