5 profissões que estarão em alta no Brasil em 2021

Logística, TI e marketing de performance são algumas das profissões que devem estar em alta no próximo ano no Brasil, segundo consultoria

Author Photo
7:01 pm - 18 de dezembro de 2020

A pandemia mudou a dinâmica dos negócios, acelerou processos tecnológicos e demandou soluções inovadoras para a sobrevivência das empresas. As prioridades das empresas também mudaram conforme os consumidores se adaptavam às medidas de segurança impostas pela pandemia. Para atender a essas novas demandas, algumas profissões se destacaram em 2020 e deverão ser críticas em 2021.

Segundo Leonardo de Souza, Country Manager da consultoria de recrutamento Robert Walters Brasil, algumas profissões em alta para 2021 podem ter um aumento representativo na remuneração, seja porque faltarão profissionais no mercado ou porque haverá uma mudança no perfil e dinâmica do consumo no próximo ano.

Os efeitos da pandemia, do distanciamento social e também da adoção do trabalho remoto devem ser ainda intensos no próximo ano, fazendo com que profissões como logística, TI e marketing de performance estejam em alta no próximo ano.

Confira a lista das 5 profissões que devem ter seus profissionais mais buscados e valorizados pelas empresas de acordo com a consultoria Robert Walters Brasil.

Diretor de Logística ou Diretor de Supply Chain

O aumento das compras on-line, que foram incentivadas pelas restrições de mobilidade e convívio social geradas pela pandemia do Covid-19, obriga as empresas a investir na melhora de sua logística. “A qualidade e confiabilidade da entrega dos produtos passou a ser ainda mais importante para os consumidores e se tornou um diferencial competitivo para empresas na retenção e aquisição de novos clientes”, afirma Leonardo.

CFO’s (Chief Finance Officer)

De acordo com o executivo, o papel do CFO será sempre fundamental para qualquer companhia e em qualquer cenário. Em um ambiente desafiador, como deve ter em 2021, esse profissional é ainda mais importante na empresa. “Sua habilidade para buscar otimizações e projetar resultados é essencial quando os números e metas são difíceis de serem alcançados”, diz ele.

Posições em TI em geral

Profissionais de TI já estiveram bastante em alta em 2020 e assim devem continuar no próximo ano. “A escassez de oferta de pessoas especializadas na área, em destaque os Desenvolvedores, vem gerando uma luta por talentos por parte das empresas”, explica Leonardo. Segundo o especialista, posições mais tradicionais em tecnologia, como Sistemas e Infraestrutura, também estão em alta e devem ter salários inflacionados no ano que vem.

Recursos Humanos

Os profissionais da área de Recursos Humanos que tenham passado pela experiência de transformação e organização de diferentes modelos de trabalho em 2020, como consequência da pandemia e da necessidade de isolamento social, devem ser ainda mais valorizados em 2021. Muitas pesquisas já apontam, por exemplo, que o trabalho remoto veio mesmo para ficar.

Marketing de performance

“Profissionais de marketing com conhecimento em ferramentas de dados e analytics e gestão por performance em mídias digitais estarão entre as profissões em alta para 2021”, afirma Leonardo. Além disso, profissionais com capacidade de elaborar a estratégia, o planejamento e fazer o tracking e análise de resultados de campanhas on-line devem ser ainda mais buscados pelas empresas e, portanto, devem ver sua remuneração subir ao longo do ano.

Mudando de carreira

Com essas tendências, alguns profissionais podem sentir que desejam mudar o rumo da carreira. A consultoria sugere alguns passos para estruturar essa mudança e fazer com que ela tenha mais chances de dar certo:

  • Pesquise o mercado para saber quais carreiras estão em alta e assim devem permanecer por um bom tempo.
  • Faça uma reserva financeira (se possível, é claro). É sempre importante ter um dinheiro para se manter caso a mudança demore um pouco para acontecer de fato.
  • Converse com alguém que tenha mudado para a carreira em que você quer atuar. É importante saber, na prática, como está esse mercado de trabalho e qual o melhor caminho para chegar até ele.
  • Aprenda muito. Busque cursos, palestras, eventos on-line, tudo o que for possível aprender na sua área. Essa busca por conhecimento é indispensável para começar em qualquer segmento, portanto, não perca tempo.
  • Faça networking. É muito importante deixar todo mudo saber dos seus planos. Isso ajuda as pessoas lembrarem de você se souberem de alguma oportunidade.
Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.