5 processos inovadores para contratação de talentos

Author Photo
9:46 am - 17 de junho de 2016
5 processos inovadores para contratação de talentos

Com o objetivo de encontrar os melhores profissionais, as organizações têm investido cada vez mais em processos seletivos dinâmicos, inovadores e criativos. Além das competências técnicas, recrutadores procuram conhecer melhor o candidato em aspectos comportamentais e verificar como o profissional se comporta quando é exposto a diferentes tipos de situações. 

A plataforma Love Mondays, maior comunidade de carreiras no qual funcionários avaliam as empresas em que trabalham, mapeou em sua base de dados – com cerca de 70 mil empresas – cinco processos inovadores para recrutamento de candidatos. Conheça o que algumas dessas empresas estão trabalhando e inspire-se.

Processo seletivo em 1 dia
A Decathlon, multinacional varejista de artigos esportivos, realiza seu processo de seleção em apenas um dia. Em cinco horas – as quais englobam apresentação da empresa, cultura organizacional e dos executivos – os candidatos participam do recrutamento diferenciado que envolve a prática de esportes, e também dinâmicas que visam encontrar o perfil ideal.

Para a gerente de recrutamento e seleção, Blandine Grasso, esse tipo de recrutamento aumenta as chances de realizar uma contratação assertiva e diminuir o turnover, uma vez que não só é possível identificar personalidades com os mesmos valores da empresa, mas também permite que haja uma identificação mútua por parte dos candidatos. “Desde a implementação desse processo seletivo, em 2015, o índice de rotatividade diminuiu 5%”. Segundo Blandine, com a contratação do profissional correto para a vaga, é possível garantir sucesso para a empresa e seus colaboradores.

Interação digital
O VivaReal, portal de anúncios de imóveis, interage com o candidato desde o momento em que o convida para participar do processo seletivo por meio de e-mails, vídeos e informações sobre a entrevista. 

O teste técnico é realizado por meio de uma plataforma on-line. No dia da entrevista, o candidato participa de visitas guiadas pelas áreas comuns do prédio, faz o tour pelo museu Reviva e conhece o espaço em que irá trabalhar, caso seja aprovado. “É fundamental que o candidato compreenda o impacto do seu trabalho na nossa proposta de valor”, afirma Renata Lorenz, vice-presidente de Pessoas do VivaReal. Já que a empresa busca profissionais que se identifiquem com o DNA da companhia e que tenham paixão pelo que fazem.

Hackathon
A CI&T, especialista global em soluções digitais, utiliza diversos processos seletivos diferenciados, dentre eles os hackathons, maratonas de desenvolvimento de software; e os dojos, encontros nos quais um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. 

Por meio dessas seleções é possível avaliar inúmeras pessoas em um único dia. A gerente de engajamento e contratações, Marília Honório, destaca que, após a implementação desse novo processo, cerca de 1 mil profissionais por mês se inscrevem para participar. “Diferentemente do método tradicional, o candidato já conhece a equipe e trabalha junto no ambiente corporativo. Ao mesmo tempo que o trabalho mão na massa contribui para que a CI&T selecione os melhores profissionais do mercado, a prática permite que os que mais se destacaram possam experimentar nosso ambiente corporativo e optar por ingressar na CI&T”, acrescenta.

Voz aos candidatos
A Totvs, empresa brasileira de software, desenvolveu projeto para reunir potenciais candidatos das melhores faculdades do País, que se inscreveram no programa de trainee. Os graduandos são convidados a visitar a empresa e realizar um bate-papo com executivos da companhia para que possam escutar as opiniões dos estudantes sobre como a empresa deveria se posicionar no mercado para atrair os jovens profissionais. 

O maior diferencial do programa é ouvir essas sugestões e poder implementá-las, na medida do possível. O vice-presidente de RH da Totvs, Flavio Balestrin, destaca que, após a implementação do programa, aumentou de forma significativa a assertividade com relação ao perfil de profissionais que a empresa buscava, sempre com foco em inovação. “A procura por vagas aumentou cerca de 130% em comparação a 2014, e candidatos que participaram do processo e não foram aprovados, nos procuraram mesmo que para outras posições na companhia”, afirma.

Mobile
A PwC, empresa de prestação de serviços de auditoria, consultoria tributária e societária e também consultoria de negócios, realiza grande parte do processo de recrutamento e seleção de forma móvel. Com modelo, as primeiras fases do processo proporcionam grande mobilidade, flexibilidade e agilidade, uma vez que o candidato pode realizar os testes necessários, responder as job questions e participar de entrevistas virtuais a qualquer hora e em qualquer lugar. 

A entrevista presencial acontece no final do processo, e é utilizada de forma mais estratégica pela empresa, reduzindo custos e trazendo mais assertividade na contratação dos candidatos. A Gerente Senior de Recursos Humanos, Erika Braga, afirma que essa inovação se tornou muito mais atrativa para o mercado de talentos, proporcionando uma experiência única e inovadora tanto para candidatos quanto para gestores.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.