5 pontos para refletir antes de pedir demissão

Saiba o que fazer antes, no momento do pedido e após tomar a decisão de deixar a empresa

Author Photo
5:03 pm - 21 de setembro de 2018

Pedir demissão, em boa parte dos casos, não é uma tarefa fácil. E talvez o momento de tomar essa decisão pode ser ainda mais difícil.

O que ponderar antes disso acontecer?Você sabe como se preparar para essa situação?

Felippe Virardi, headhnter na Trend Recruitment – boutique de recrutamento e seleção para marketing e vendas -, dividiu o momento em três importantes etapas: antes de pedir demissão, durante e depois.

Antes de pedir demissão

Mais importante do que apenas agir por impulso e tomar uma decisão pela demissão, o executivo recomenda fazer algumas perguntas:

1. Posso melhorar esta relação entre o meu próprio trabalho e a empresa em que estou?

2. Qual é a causa raiz que iniciou esse meu desinteresse pela empresa ou pelo trabalho que desenvolvo aqui?

3. Em quais momentos a empresa não disponibilizou os recursos e os incentivos que precisei para desempenhar um bom trabalho? Porquê?

4. Em quais momentos eu deixei de dar o meu melhor em determinadas situações e tarefas? Porquê?

5. Esse trabalho e empresa estão alinhados aos meus objetivos profissionais de curto/médio e longo prazo? E ao meu momento de vida?

“Se para qualquer uma das perguntas acima você teve dúvidas se já fez todo o possível para fazer com que essa relação funcione, então sugiro que antes de ir para a próxima etapa, você tenha uma conversa séria e transparente com o seu gestor ou mesmo com o RH da sua empresa”, recomendou.

Para o especialista, é preciso procurar ter uma conversa franca, apresentando argumentos bem embasados e ouvindo o que a empresa pode fazer por você.

“Outro ponto importante: peça feedback, descubra o que eles esperam de você e diga também o que te falta para estar mais motivado no dia a dia. Acredito que essa seja sempre a melhor forma para alinhar as expectativas entre os lados e traçar as estratégias necessárias para o sucesso desse relacionamento. Se mesmo assim as coisas não melhorarem, seguem algumas dicas sobre a próxima etapa.”

Pedindo demissão

Algumas decisões de saída não estão atreladas apenas a uma insatisfação financeira ou desempenho de funções, mas sim a busca por um ‘propósito’ ou pela realização de outros projetos de vida, destaca Virardi.

“Por isso, tenha clareza sobre o que está motivando você a querer sair. Nesse momento é importante que você já tenha tomado a sua decisão. Lembre-se de seus objetivos, eles são seus melhores norteadores de carreira, sempre.”

Mesmo que nesse momento você receba uma contraproposta para ficar, o especialista recomenda que o profissional pondere isso com muito cuidado, não se esquecendo que foi ele quem sinalizou para a empresa que iria deixa-la. “Então o que impede que em um possível corte no curto, médio e longo prazo a empresa não olhe primeiro para os profissionais que estavam menos comprometidos com a organização, antes de cortar aqueles que nem tinham pensado em pedi-la? Por isso digo que é tão importante ter uma conversa franca com o gestor ou com o RH antes de tomar a decisão.”

Após a demissão

O mais difícil já passou, certo? Na verdade, não, diz Virardi.

“Essa etapa possui outro ponto importantíssimo, que é saber conduzir a sua saída da melhor maneira possível para que consiga deixar as portas sempre abertas. Não digo necessariamente na mesma empresa, mas principalmente com os profissionais que você teve a oportunidade de trabalhar. Eles poderão te indicar, ou até mesmo te contratar em uma outra organização no futuro.”

Por isso, Virardi diz que o melhor é fazer um bom trabalho até o último dia de empresa, deixando tudo em ordem e estando à disposição para esclarecer dúvidas, além de treinar a nova pessoa que desempenhará a função.

“Você é a sua marca e é você quem constrói a sua reputação ao longo da sua carreira. Faça essa marca ser valiosa e admirada, o resto virá por acréscimo. Boa sorte!”, finalizou.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.