5 pilares para implementar uma jornada de inovação de sucesso

Executivo da FCamara destaca o que não pode faltar para empresas que buscam estimular processos criativos e colaborativos para promover a inovação

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8:43 am - 31 de março de 2023
inovação, jornada de inovação Foto: Shutterstock

Um contexto favorável à criatividade é um dos grandes habilitadores da inovação dentro das empresas. Entretanto, criá-lo demanda engajamento e alguns processos. Para Orlando Ovigli, VP de Digital Solutions da FCamara, um contexto favorável à criatividade pode ser criado por meio de produtos, ferramentas e serviços.

Na visão do executivo, existe uma jornada, com pilares bem determinados, que podem ajudar as empresas a implementar ambientes inventivos, inspiradores e seguros para receber propostas de colaboradores, estimulando um ambiente aberto à inovação. A inovação, lembra Ovigli, também permite explorar novas oportunidades de mercado.

“É preciso que as ideias sejam compartilhadas e concretizadas nas organizações, de forma colaborativa, entre todas as áreas da empresa. Com a inovação, somos capazes de explorar novas oportunidades e melhorias, o que favorece tanto a empresa como os colaboradores, por meio de reconhecimento e ascensão”, pontua.

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Com base em sua experiência, o executivo compartilha a seguir o que não pode faltar em uma jornada de inovação corporativa de sucesso. Confira:

1. Estratégias de engajamento

Na visão do executivo, o acompanhamento frequente de profissionais capacitados, pode ser um dos fatores mais decisivos para o sucesso de um programa de inovação. “Isso porque especialistas no assunto podem instruir às lideranças de projeto sobre as melhores práticas para se ter engajamento dos colaboradores (fator de sucesso de qualquer programa de inovação), avaliar as necessidades específicas da empresa e assegurar que seus objetivos com a jornada de inovação serão alcançados”, comenta Ovigli.

2. Capacitação de colaboradores

Capacitar os colaboradores em temáticas e procedimentos de inovação é uma forma de estimular o pensamento criativo para que eles possam contribuir com ideias inovadoras. As empresas que investem neste tipo de treinamento, tendem a ter maior sucesso na implementação das soluções, pois os colaboradores se sentem pertencentes e confiantes para propor ideias. Além disso, há também um consequente impacto no estímulo da colaboração entre as equipes da empresa.

3. Experimentação e validação

Fazer a análise de viabilidade técnica, financeira e comprovar se a solução planejada pode (ou não) ser bem aceita no mercado, são algumas etapas fundamentais para se incluir em um planejamento estratégico de inovação. Quando este trabalho é feito sem o conhecimento necessário ou metodologia eficiente, os riscos para a empresa aumentam muito.

Para evitá-los e garantir que o patamar de inovação seja alcançado de maneira mais ágil e efetiva, é importante ter acompanhamento de um parceiro especialista no assunto. Além disso, ele poderá ser também um alavancador de novas oportunidades.

É a etapa onde todos os projetos culminam e são testados e comprovados. Segundo o executivo, na FCamara, esse serviço é prestado por uma squad dedicada ao cliente, com reuniões recorrentes sobre ideias para processos de inovação, embasados com documentos e relatórios periódicos. A ideia é trazer para o cliente uma mescla de conhecimentos de mercado, conhecimentos técnicos e provas de conceito.

5 – Acompanhamento de Implementação

Orlando destaca como tecnologias podem facilitar o processo de inovação. Além de um layout intuitivo e amigável, plataformas no mercado podem oferecer módulos de gestão de ideias. Assim, ao oferecer uma continuidade destinada à gestão de projetos, há uma redução de esforços, já que todas as ideias prontas para serem implementadas já estão em um fluxo dentro do software usado inicialmente. Com isso, há uma maior eficiência no processo e agilidade no desenvolvimento.

6. Fortalecimento de marca em inovação

Ovigli destaca que posicionar a marca como inovadora pode ajudá-la a se relacionar melhor com o ecossistema de inovação, a criar uma imagem mais moderna e aumentar a visibilidade e interesse por parte de clientes e parceiros. Consequentemente, aumentam-se as oportunidades de explorar novos mercados.

“Colocando isso em prática, o resultado é uma imagem de empresa atual e conectada às demandas do futuro, além de um melhor gerenciamento da inovação. Isso reflete diretamente em um ambiente de mudanças positivas, envolvendo os colaboradores que vivem em constantes melhorias para criação de produtos, ideias e serviços, o que gera satisfação para os clientes”, conclui Ovigli.

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