Criado em 1994, o Mercado Eletrônico vive um momento de expansão. Após atingir o valor de R$ 100 bilhões em transações, o marketplace focado no setor B2B estima crescer cerca de 30% durante 2020 por conta da expansão de atendimento do e-commerce. O público internacional também está no alvo da companhia, que já tem escritórios nos Estados Unidos e Portugal e com operação iniciada no México.
Em entrevista para a Computerworld, o CEO Eduardo Nader abordou aspectos como o processo de transformação digital da companhia e como ele próprio vem se reinventando dentro de sua posição de liderança para conduzir a empresa que fundou dentro deste período de mudanças. Confira:
Eduardo Nader: Desde a nossa chegada, há 25 anos, não paramos de aprender. Observamos e refletimos sobre os desafios do processo de compras e identificamos pelo menos três aspectos que no princípio foram fundamentais para conquistarmos mais eficiência: confiabilidade, competência técnica e negociação.
Ao longo do tempo, percebemos que a tecnologia não se sustentava sozinha. É importante agregar serviços para conquistar efetivamente os resultados esperados com o seu uso. Fizemos este movimento e as empresas puderam elevar compras a uma posição mais estratégica.
Reunir em um único espaço (Marketplace) uma comunidade de compradores e fornecedores, com o objetivo de propiciar um ambiente de negociação, foi bastante desafiador. Muitas empresas nem tinham acesso à internet, muitas vezes, o bom e velho fax foi a melhor solução.
O impacto de aderir à esta transformação pode ser mensurado por meio da redução de 3% a 11% dos custos de aquisição de produtos e serviços, além de uma redução de até 90% nos custos operacionais da área de compras.
Até o final de 2019 movimentamos R$ 100 bilhões em transações. Atualmente, contamos com 8 mil usuários compradores e mais de 1 milhão de fornecedores. Os desafios estão presentes a todo momento. Temos que nos reinventar, arriscar e aprender com os erros.
Nader: O caminho é entender o que tem valor para nosso cliente e fazer a gestão da entrega desses valores de forma contínua. O consumidor não quer somente um serviço ou produto, ele quer ter sucesso no seu negócio com o que acabou de adquirir.
O profissional de compras precisa estar cada vez mais munido de dados, tanto transacionais quanto dos negócios de seus clientes, pois a combinação de ambos poderá ser a base da criação de uma estratégia que proporcione uma melhor experiência ao cliente final. Informações dizem mais que “percepções”.
Nader: No Mercado Eletrônico, acreditamos que uma cultura de inovação deve vir antes de qualquer tendência tecnológica. A partir disso, trabalhamos com times pequenos, multifuncionais, com diversas características, o que gera muita inovação no dia a dia da empresa. Produzimos mais com menos gente, graças ao modelo de gestão ágil.
Além disso, estamos utilizando Inteligência Artificial (IA). Possuímos um controle de fluxo para o grande volume de informações feito por machine learning e IA, que trazem respostas mais rápidas e corretas. Trabalhamos ainda com uma plataforma flexível que facilmente se adapta aos negócios das empresas que nos contratam.
Nader: o principal valor do ME é “Pessoas em Primeiro Lugar”. Dentro dessa iniciativa nasceu o programa ME Desenvolvo, voltado para capacitação dos profissionais, compartilhamento de experiências e bem-estar de quem trabalha na empresa.
A valorização do colaborador se reflete em premiações como o GPTW Brasil, que nos destacou pelo segundo ano consecutivo entre as 150 melhores empresas para trabalhar no Brasil e também no ranking de TI.
Pesquisas de clima apontam que hoje as pessoas buscam autonomia e desenvolvimento profissional. Temos levado isso em consideração para a consolidação dos nossos valores no dia a dia do ambiente de trabalho.
Essa busca por satisfazer os nossos colaboradores tem se refletido em um crescimento acima de 20% ao ano.
Nader: Sempre procuro passar alguns meses fora da empresa estudando e convivendo com CEOs do mundo todo para aprender novas estratégias e me manter atualizado no mercado. Além disso, o Mercado Eletrônico possui um Conselho de Administração e um Conselho Consultivo que auxilia nesse sentido, trazendo sempre novos insights e tendências para o negócio.
Também temos um processo de formulação da estratégia bastante participativo e o reavaliamos trimestralmente com nossos gestores para alinharmos e checarmos se estamos no caminho mais correto.
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