5 motivos para usar telemetria na gestão de frotas

Sistema é voltado para monitorar o desempenho de carros e motoristas

Author Photo
1:09 pm - 09 de janeiro de 2019

Um dos principais desafios de empresas que atuam com gestão de frotas atualmente é manter o monitoramento de desempenho de carros e motoristas.

A tecnologia de telemetria pode ser uma importante aliada nesse processo. A tecnologia de comunicação remota faz a captação e acompanhamento de dados importantes dos veículos, de forma detalhada.

Como funciona

O aparelho instalado no veículo capta os dados e envia via satélite para computadores que reportam informações, como controle de consumo do combustível, quilometragem, velocidade média e rotas percorridas, e que podem ser acessadas diretamente pelo gestor de frota, em tempo real.

Motivos para usar

A ValeCard, empresa de meios de pagamentos e gestão de frotas, elencou cinco motivos para usar a telemetria na gestão de frotas.

1. Redução de consumo de combustível

As empresas que atuam com frotas sentem diretamente as variações de valores nos postos de combustíveis. Portanto, é importante monitorar com frequência de que forma o combustível está sendo usado. Com a telemetria é possível acompanhar, por exemplo, a quantia gasta por quilômetro rodado e, desta forma, saber, por exemplo, se o veículo ficou parado com o motor ligado. A prática pode gerar um alto custo para a empresa.

2. Custo menor com manutenção

É possível acompanhar a velocidade média do veículo, acelerações, localização geográfica, desgaste das pastilhas dos freios e a forma como o veículo está sendo conduzido. O monitoramento ajuda a gerar uma redução de custos, já que será possível corrigir pequenas falhas, evitando que sejam feitas manutenções fora do tempo adequado.

3. Condução segura

Melhorar os hábitos e condução dos motoristas é uma das principais preocupações das empresas. Incentivar o motorista a dirigir conscientemente traz efeitos positivos no longo prazo e ajuda a evitar acidentes nas estradas. Os gestores podem observar a forma de condução dos veículos e dar feedback aos colaboradores estimulando aqueles que têm um bom desempenho e alertando os motoristas que estão praticando uma direção perigosa, podendo até mesmo aplicar treinamentos.

4. Aumento da disponibilidade e eficiência da frota

O acompanhamento correto de informações coletadas pela telemetria aumenta a disponibilidade dos veículos. Ao serem monitorados detalhadamente pelo sistema, menor é a quantidade de carros em manutenção e maior a disponibilidade e eficiência da frota.

5. Gerenciamento e tomada de decisões

Com a telemetria, as informações que são extraídas podem ser organizadas em planilhas e relatórios, o que permite o acompanhamento e decodificação dos dados, que são extremamente importantes na tomada de decisões. Os gestores conseguem ter um controle assertivo, identificar com facilidade se há necessidade de mudanças estratégicas nos processos e ressaltar os pontos fortes e de melhorias na empresa.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.