5 linguagens de programação mais usada pelos brasileiros em 2023

Segundo o GitHub, JavaScript é a grande campeã. Uso regional de linguagens de programação ajuda a entender cenário de desenvolvimento no mundo

Author Photo
12:20 pm - 01 de fevereiro de 2024
desenvolvedor, desenvolvedores, dev, programação, linguagens de programação Imagem: Shutterstock

GitHub anunciou essa semana as cinco linguagens de programação mais utilizadas pela comunidade brasileira na plataforma durante 2023. São elas, na ordem, JavaScript, Python, TypeScript, Java e Shell.

O JavaScript é a linguagem mais utilizada no Brasil e globalmente, enquanto Python, TypeScript e Java estavam todas entre as cinco mais populares em todo o mundo. Enquanto no Brasil a Shell estava entre as cinco primeiras, no mundo só ocupou a nona posição.

A quinta linguagem de programação mais popular em todo o mundo foi o C#, que ficou em nono lugar no ranking brasileiro.

Leia também: Python ou Java: qual linguagem será mais dominante em 2024?

As informações são do Innovation Graph, a plataforma de dados abertos e insights do GitHub que monitora tendências globais e locais no desenvolvimento de software. Confira abaixo o Top 5.

#1 JavaScript 

JavaScript é a linguagem de programação mais popular no Brasil pelo terceiro ano consecutivo. É utilizada principalmente para desenvolvimento web, permitindo elementos interativos em sites, como animações, validação de formulários e conteúdo dinâmico.

É versátil e pode ser utilizada para aplicativos móveis e programação no lado do servidor (Node.js).

#2 Python

Python é uma linguagem de programação versátil usada em diversos domínios devido à facilidade de aprendizado, legibilidade e ampla gama de aplicações. É uma excelente escolha tanto para programadores novatos quanto experientes, diz o GitHub.

Pode ser utilizada para desenvolvimento web, análise de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina, automação e scripts, além de desenvolvimento simples de jogos.

#3 TypeScript 

TypeScript é uma linguagem de programação desenvolvida pela Microsoft que estende o JavaScript ao adicionar tipos estáticos. Auxilia na detecção prévia de erros, tornando o código mais robusto e legível, especialmente em projetos maiores.

Integra-se com código JavaScript existente e oferece ferramentas avançadas de desenvolvimento para melhor compreensão e manutenção do código. Este é o primeiro ano em que o TypeScript ultrapassou o Java desde o seu lançamento em 2017 no ranking mundial.

#4 Java

A versatilidade, segurança e desempenho do Java a tornam a escolha preferida para várias aplicações em diferentes domínios. Pode ser utilizada para o desenvolvimento de aplicativos móveis, software empresarial, aplicações web e desktop, sistemas embarcados e IoT, além de jogos.

#5 Shell 

Shell é principalmente utilizada para automação de tarefas e interação com sistemas operacionais. Possibilita a criação de scripts para executar sequências de comandos do sistema, realizar tarefas repetitivas, manipular arquivos e processos, gerenciar fluxos de dados e controlar programas.

O aumento do uso do Shell em todo o mundo indica uma expansão duradoura em operações e trabalho de infraestrutura como código no desenvolvimento open source.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.