5 lições que aprendemos com estudos sobre Agile e Devops

Veja como sua equipe se compara a outras empresas que usam agile e devops de forma eficaz

Author Photo
6:01 pm - 29 de julho de 2021

Muitas organizações mudaram para o planejamento ágil e metodologias de entrega para melhorar a consistência, confiabilidade e satisfação do cliente na construção e aprimoramento de aplicativos. Eles adotam culturas, princípios e automações devops para melhorar as frequências de implantação, tempo de espera para mudanças, tempo médio para resolver incidentes e outros indicadores-chave de desempenho (KPIs).

Você pode estar se perguntando como sua equipe e departamento se comparam a outras organizações de mentalidade semelhante na adoção de métodos ágeis e devops. Você está adotando as melhores práticas, enfrentando lutas semelhantes e visando resultados alcançáveis?

Dois relatórios publicados recentemente têm algumas respostas. O “15th State of Agile Report”, da Digital.ai, e o “2021 State of DevOps Report”, do Puppet, fornecem referências sobre a maturidade geral dessas práticas. Ambos os relatórios incluem muitos detalhes e comentários de analistas. Aqui estão minhas cinco principais conclusões desses dois relatórios.

Agile e devops irão evoluir para suportar mais trabalho híbrido

As práticas agile continuam avançando desde o Manifesto Agile, enquanto as plataformas e recursos de desenvolvimento estão tornando mais fácil para mais equipes de tecnologia automatizar e operacionalizar a nuvem. A mudança para o trabalho remoto em 2020 e o interesse atual em modelos de trabalho híbridos criarão novas oportunidades e desafios para as organizações.

No Relatório Agile, apenas 16% dos entrevistados afirmaram que estavam totalmente remotos antes da pandemia. À medida que as restrições à pandemia aumentam, 56% são a favor de uma abordagem híbrida e outros 25% permanecerão totalmente remotos. Apenas 3% planejam se reportar ao escritório em tempo integral.

A inovação e a colaboração costumam ser mais fáceis com equipes localizadas, então muitos líderes buscarão mudanças práticas e ferramentas que apoiem formas híbridas de trabalho. O trabalho híbrido exigirá mudanças na forma como as equipes ágeis organizam apresentações diárias, automatizam mais fluxos de trabalho entre ferramentas ágeis e devops e formalizam as práticas de comunicação e colaboração.

Alcançar maturidade agile ou devops não é fácil

O Relatório Devops disse que 10% das organizações são qualificadas como tendo práticas de devops altamente evoluídas em 2010. No relatório de 2021, esse número cresceu para apenas 18%. Mas essas organizações podem implantar sob demanda, elas precisam de menos de uma hora de lead time para mudanças, ter menos de uma hora de tempo médio para recuperação de incidentes e ter taxas de falha de mudança abaixo de 5%.

No Relatório Agile, 80% dos entrevistados realizam cerimônias ágeis básicas, como standups, retrospectivas, planejamento de sprint e revisões de sprint. Porém, mais de um terço dos entrevistados não estão usando práticas de estimativa, designando proprietários de produtos dedicados, lançamentos de planejamento, produtos de mapeamento de estradas ou planejamento de portfólio ágil de instrumentação. Os entrevistados identificaram mais de 20 plataformas ágeis, 10 estruturas diferentes para escalonamento ágil e mais de 20 ferramentas diferentes de planejamento e entrega em uso.

Isso mostra que não há uma resposta clara sobre qual barra de maturidade atingir, quais práticas adotar ou os tipos de ferramentas a padronizar. As metas de negócios, o DNA cultural e os objetivos de liderança de cada empresa os levarão a diferentes estratégias de tecnologia e diferentes caminhos de maturidade de prática.

Melhorar os KPIs de desenvolvimento requer a adoção de padrões

Um dos 12 princípios do Manifesto Agile é: “As melhores arquiteturas, requisitos e designs surgem de equipes auto-organizadas”. Eu concordo com essa afirmação, mas também acredito que as empresas, departamentos e equipes devem adotar padrões de tecnologia, selecionar plataformas comuns e estabelecer centros de excelência de prática.

Líderes de tecnologia e arquitetos podem preferir liberdade total na seleção de ferramentas, mas a pesquisa sugere que equipes de devops maduras têm maior probabilidade de criar padrões. No Relatório de Devops, mais de 87% das organizações de alta maturidade e 65% das de maturidade intermediária compartilham ferramentas, linguagens e metodologias de devops comuns. Eles procuram ter funções, planos e objetivos claros para seu trabalho (89% para altamente evoluído e 72% para nível médio) e certificar de que as pessoas em sua equipe tenham uma compreensão clara das responsabilidades (91% para altamente evoluído e 78% para nível médio).

O Relatório Devops tem sugestões de como as equipes se organizam em torno de recursos, soluções e objetivos de entrega de infraestrutura, enquanto o Relatório Agile ilustra quais práticas e ferramentas ágeis têm maior adoção. Os líderes devem encorajar equipes ágeis e profissionais de desenvolvimento a debater padrões e alavancar plataformas antes de buscar novas ferramentas, inovações e atualizações.

O alinhamento com os KPIs desejados beneficia o negócio

Quão rápido é rápido o suficiente? Qual nível de automação é necessário para reduzir erros e minimizar etapas manuais? Os KPIs operacionais almejados estão alinhados às metas de negócios e à satisfação do cliente ou do usuário final?

No Relatório Agile, as três principais medidas de transformações ágeis bem-sucedidas, com mais de 50% de resposta, são: satisfação do cliente, valor comercial e objetivos comerciais alcançados. Além disso, 56% dos entrevistados implementaram ou estão planejando implementar o gerenciamento do fluxo de valor.

Existem dois tópicos aqui. A primeira é que, independentemente de você ser ágil, devops ou ambos, as equipes devem se concentrar nos resultados de negócios e na satisfação do cliente como seus objetivos principais. A segunda lição é que selecionar e melhorar KPIs operacionais exige investimento, portanto, os líderes devem ser seletivos em quais métricas focar e quais objetivos atingir. Por exemplo, as equipes com grandes falhas de mudança podem se concentrar neste KPI e priorizar as práticas de teste contínuo. Por outro lado, as equipes que criam aplicativos voltados para o cliente em um mercado competitivo podem optar por aumentar a frequência de implantação para obter novos recursos com mais rapidez.

Romper barreiras culturais requer uma liderança forte

Ambos os relatórios chamam a atenção para a necessidade de liderança ativa e mudança de cultura como essenciais para programas ágeis e devops bem-sucedidos. No Relatório Agile, mais de 40% dos entrevistados identificaram conflitos de cultura, falta de participação da liderança e suporte administrativo inadequado como desafios ágeis. No Relatório de Devops, mais de 44% dos líderes em organizações de devops mais evoluídas promovem ativamente mudanças de cultura, práticas de devops e benefícios de negócios.

Os entrevistados reconhecem que a única maneira de obter adesão para colaboração com as partes interessadas de negócios em processos ponta a ponta, o investimento para implementar plataformas e o tempo para treinar e adotar práticas é quando os líderes de tecnologia conduzem mudanças transformadoras com seus colegas de negócios. Afinal, devops não se trata apenas de automação e otimização da nuvem, e as metodologias ágeis não visam apenas produtividade, qualidade e entregas dentro do prazo. Quando o Agile e o Devops visam os benefícios para os negócios e os impactos no cliente, todos ganham.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.